As vendas mundiais de computadores aumentaram 15,5% no quarto trimestre de 2007, na comparação com o mesmo perÃodo do ano anterior, de acordo com a consultoria IDC.
Porém, o resultado do último trimestre do ano passado foi menor que o esperado, de 16,7%. Já para 2008, estima-se que as vendas sejam ainda menores, devido à possibilidade de uma recessão na economia dos Estados Unidos.
Considerando somente as vendas no paÃs norte-americano, o crescimento foi de quase 9%. Os resultados ruins da Intel e uma possÃvel queda no consumo desses produtos nos Estados Unidos reforçam as estimativas de queda nas vendas para este ano.
Após um ano e meio de declÃnio nas vendas de computadores, o mercado japonês apresentou uma melhora no quarto trimestre de 2007. O paÃs registrou um aumento de 10% na comercialização desses produtos, contra uma queda de 4% no trimestre anterior.
Da mesma forma, outros paÃses da Ãsia e PacÃfico, como Malásia, Vietnã, Austrália e Indonésia, apresentaram 20% de crescimento no perÃodo. Porém, a consultoria IDC prevê que a instabilidade polÃtica, inclusive os recentes acontecimentos no Paquistão, podem afetar o desempenho das vendas na região.