As vendas de videogames e hardware nos Estados Unidos cresceram 37 por cento em julho.
O PlayStation 3, da Sony, ganhou um grande impulso por conta de um corte de preços no mês, mostram dados do setor.
As vendas totais somaram 925,5 milhões de dólares no mês ante 675,6 milhões de dólares um ano antes, apoiadas por forte interesse nos consoles da Sony, Microsoft e Nintendo, apontam números da empresa de pesquisa NPD.
A Sony vendeu 159 mil unidades do PlayStation 3 em julho, mostrando recuperação diante das vendas de menos de 100 mil unidades em cada um dos três meses anteriores. O crescimento dos negócios aconteceu depois que a Sony reduziu o preço do console em 100 dólares, para 500 dólares.
"Isso foi animador e muito em linha com as expectativas, especialmente uma vez que estamos falando de um mês sazonalmente fraco", disse Jack Tretton, diretor da Sony Computer Entertainment America, em entrevista.
Julho foi o melhor mês para o PS3 desde janeiro, quando os consumidores norte-americanos compraram 244 mil unidades do console. O PS3 inclui um disco rígido de 60 gigabytes e um drive de DVD de alta definição no padrão Blu-ray. Apesar da tecnologia, o alto preço do aparelho e escassez de títulos atraentes têm prejudicado as vendas.
"(O desempenho de julho) nos deixa muito otimistas, ainda mais com a linha de jogos que teremos para o fim do ano", disse Tretton. A Sony também vendeu 222 mil unidades da versão anterior de seu console, o PlayStation 2.
A NPD informou que as vendas de consoles cresceram mais de 140 por cento em relação ao ano passado, para 286 milhões de dólares. Já as vendas de jogos subiram 11 por cento na mesma comparação, para 419 milhões de dólares.
O console Wii, da Nintendo, foi o mais vendido no mês passado, com 425 mil unidades comercializadas. O preço de 250 dólares da máquina, o menor entre os consoles de nova geração, e o controle sensível a movimentos têm conseguido chamar atenção de usuários além do tradicional público jovem masculino do setor.
A Microsoft vendeu 170 mil unidades do Xbox 360, queda de 18 por cento sobre o ano passado. Apesar disso, o desempenho foi melhor que o previsto por alguns analistas, dada a revelação pela empresa de problemas nos consoles que podem custar à companhia mais de 1 bilhão de dólares em reparos e prolongamentos de garantias.
O game "NCAA Football 08", para Xbox 360 foi o mais vendido no mês passado nos EUA, com 397 mil cópias comercializadas. A versão do jogo para PS2 vendeu 236 mil unidades, enquanto a versão para PS3 vendeu 156 mil unidades. O jogo é publicado pela Electronic Arts.
A franquia "Guitar Hero" ficou com três das 10 principais colocações do ranking. "Guitar Hero Encore: Rocks the 80s", lançado apenas para PS2, ficou em segundo lugar, com 339 mil cópias vendidas.
O game da Nintendo foi "Wii Play", que é vendido com um controlador adicional. O título vendeu 278 mil cópias e ficou em terceiro.
Policial
Balanço foi feito pela Sejusp
Inmet
Dia será quente, mas chuva pode aliviar
Voltar ao topo