24 de setembro de 2021
Anuncie Aqui
Tecnologia

Vídeo sobre software da Microsoft é sucesso por ser muito ruim

27 JAN 2009 - 11h20min
Terra

Aviso a todos os compositores iniciantes: a Microsoft lançou um software criado para vocês, e ele não requer qualquer treinamento musical. A pessoa canta a letra o melhor que puder e o software Songsmith gera um acompanhamento musical computadorizado. E até que ponto os resultados musicais satisfazem? A Microsoft permite que você descubra por sua conta em um vídeo intitulado "todo mundo traz uma canção no coração". O vídeo vem recebendo mais atenção do que o software, porque ele é involuntariamente horrível.

Padaria e Mercearia Dois Irmãos - Setembro_Promocional_09

Em Notes on 'Camp'


, um ensaio de 1964, a escritora Susan Sontag identificava uma categoria de arte que não é só "ruim a ponto de causar riso, mas ruim a ponto de gostarmos dela". E o vídeo do Songsmith certamente se enquadra a essa descrição.
Quer o programa venda bem, quer não, os resultados do Songsmith não terão efeito material sobre a receita da Microsoft. Mas o marketing é interessante, porque sempre que a Microsoft encontra dificuldades para contar sua história, ela chama atenção para sua incapacidade de acompanhar a criatividade da Apple, sua rival menor e bem mais ágil.


O Songsmith foi lançado em 8 de janeiro, mas centenas de espectadores já haviam assistido ao vídeo promocional no YouTube, alertados por blogs. "Nada será capaz de prepará-lo para o comercial do Microsoft Songsmith", alerta o blog Videogum. "Microsoft Songsmith é maravilhosamente ruim", segundo The Click Heard Round the World. "Pior vídeo promocional que a Microsoft já produziu" é uma das descrições oferecidas pelo TechCrunch.


O vídeo consiste de um minimusical cuja trilha sonora parece ter sido gerada por um teclado eletrônico barato. A história começa com um pai que ¿ cantando - diz que precisa criar uma campanha publicitária para toalhas que brilham no escuro. Depois, ele conversa com a filha que, cantando e digitando no laptop, conta sobre o Songsmith, "novidade que todo mundo vai querer". O pai então leva o laptop da menina e mostra o programa a um outro adulto, que pronuncia a inesquecível frase: "Microsoft, né? Então vai ser fácil de usar".


A frase não é acompanhada por uma piscada irônica que deixe perceber que o nome da Microsoft dificilmente seria mencionado se o tema de uma conversa fosse facilidade de uso. O Songsmith só funciona com o sistema operacional Windows, mas o laptop em que ele é rodado no comercial é um MacBook Pro com adesivos que escondem o logotipo da Apple no centro da tampa.


O ator é Sumit Basu, um pesquisador da Microsoft, e o papel do pai cabe a Dan Morris, outro pesquisador da empresa. Os dois, com Ian Simon, um estudante de pós-graduação na Universidade de Washington, desenvolveram o software, e também escreveram as letras do vídeo ¿ o Songsmith forneceu o acompanhamento. Morris diz que a produtora do comercial forneceu o restante do diálogo.


A dupla não tinha a intenção de satirizar. "Só queríamos fazer um vídeo divertido", diz Morris. Ele e Basu são cientistas da computação, e não atores ou roteiristas. Mas deixaram de lado o amadorismo quando decidiram divulgar o Songsmith por conta própria.


Que o tenham feito é um passo muito incomum. Na Microsoft Research, tecnologias que apresentem aplicações comerciais em geral são transferidas a outras divisões da empresa, que podem convertê-las em produtos vendáveis, supervisionados por equipes de marketing profissionais. Perguntei a Morris se o software havia sido recusado pelas divisões de produtos da Microsoft e ele preferiu não responder, dizendo apenas que a tecnologia básica poderia ser usada em outros setores da empresa.


Os pesquisadores decidiram ignorar os formatos de licenciamento de fonte aberta que pareciam bem adaptados a um projeto como esse e lançaram o software como pacote comercial, ao preço de US$ 29,95 nos Estados Unidos e de 29 euros na Europa. Morris diz que a receita ajudará a cobrir os custos de desenvolvimento.


Se o programa tivesse continuado a ser o que era ¿ um projeto de pesquisa chamado MySong, desenvolvido para fins acadêmicos -, não teria atraído tanta zombaria. Mas assim que foi colocado à venda na loja online da Microsoft, o mundo inteiro se sentiu autorizado a criticar.


A forma mais devastadora de zombaria foi criada por meio do uso da produção musical do Songsmith mesmo. O YouTube está repleto de vídeos hilariantes nos quais letras de clássicos do rock foram cantadas no microfone do Songsmith e o horroroso acompanhamento gerado pelo computador foi gravado. Um exemplo foi descrito pelo blog Gizmodo: "David Lee Roth + Microsoft Songsmith = Puro Horror".


Outros vídeos da Microsoft já haviam sido alvo de zombaria na Internet, entre os quais um clipe de treinamento de vendedores quando o Windows Vista foi lançado, mas eles não merecem o mesmo grau de crítica porque se dirigiam apenas ao público interno da empresa.


Já o Songsmith não pode recorrer à mesma desculpa, ao transformar obras básicas do cânone do rock em baba sintética. O mais doloroso resultado que encontrei para a produção musical do Songsmith no YouTube foi produzido com as letras do álbum Sgt. Pepper¿s Lonely Hearts Club Band,, dos Beatles. Ao ouvir o resultado, cheguei a considerar a possibilidade de que talvez o software fosse capaz de pensar como um ser humano e de fazer piadas à nossa custa. Vai ver que o Songsmith é que rirá por último.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Turismo

De tanto flagrar sucuri no rio, nem a de tamanho gigante assusta Rodrigo

2
Anastácio

Vítima de doença rara, aquidauanense morre após diagnósticos errados

3
Policial

Em boca de fumo, irmãos são esfaqueados e um deles morre em hospital

4
Charges

Luto

Informe Publicitário

Informe

Só a Dale Sorvetes tem delícias geladas por apenas R$ 1,50!

Previsão do Tempo

min22 max37

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min22 max37

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Num...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

ESCOLA PARTICULAR IRENE CICALISE

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Ademir Bossay Candia - Pediatria

Rua 7 de Setembro, 486 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2894
Telefones Úteis

Receita Federal

Rua Luis da Costa Gomes, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2640/1383
Pousadas

Pousada Baia das Pedras

, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3356 1500 / 998 www.baiadaspedras.com.br
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo