24 de junho de 2021
Anuncie Aqui
-->
Tecnologia

Vista pode ser culpado pela queda na receita do Windows, diz analista

26 ABR 2008 - 13h51min
idg now!

A Microsoft afirmou na quinta-feira (24/04) que a receita do Windows durante os primeiros três meses de 2008 caiu aproximadamente 24% em relação ao mesmo período do ano passado.

Campanha Supermercado Atlântico_Quinta 02

Um analista argumentou que o declínio é mais uma evidência de que a companhia está com problemas de convencer os usuários sobre o valor do Windows Vista. "Mais de um ano se passou desde que a empresa lançou o Vista para os mercados corporativo e de usuários finais e ver a receita cair tão cedo no ciclo de vida do produto não é um sinal positivo", diz Allan Krans, analista da Technology Business Research.


O executivo também compara a queda de 23,7% na receita do grupo de clientes Microsoft - a divisão responsável pelo Windows - com uma queda de menos da metade de 1% para o mesmo trimestre de 2002, o período de um ano depois do lançamento do Windows XP.


A Microsoft amenizou a queda no resultado de 2008 ressaltando que depois que esclareceu as melhorias do Vista, deu aos compradores de PCs no final de 2006 e do começo de 2007, o declínio foi somente de 2%.


Em uma conferencia telefônica com analistas financeiros, Chris Liddell, CFO da Microsof, culpou a queda ano a ano das fortes vendas do Vista em relação ao primeiro trimestre de 2007, pela alta expectativa das taxas de pirataria do Windows nos primeiros trimestres de 2008.m comparação com o ano passado, Liddell chamou de "difícil" por causa dos números sólidos do lançamento do Vista, adicionando às receitas de 2007. "E nós acreditamos que existia um alta na venda de PCs sem licença, particularmente na Ásia", diz.


Krans também aponta que junto com a queda na receita, a Microsoft continua encarando a percepção de problemas em relação ao Vista. Ele enumerou vários, variando por usuários para estender a disponibilidade do Windows XP - que é criticado severamente para começar sua aposentadoria em 30 de Junho - para restringir aos analistas como a inchada capacidade do processo em andamento "Vista Capable".


A Microsoft nega que existe alguma conexão entre as quedas na receita e o Windows Vista. "Em termos de impactos, primeiramente (com) a visão geral do mercado de PCs, existem PCs não licenciados, que não é uma questão do Vista. Os mercados emergente s estão crescendo rápido, mais rápido do que os mercados maduros, isso realmente não tem nada a ver com o Vista.


"O único impacto do Vista real é o lançamento no ano passado e as fortes comparações que nós temos, mas não existe um comentário sobre este trimestre, é mais uma questão de um ano atrás", acrescenta.


Michael Silver, do Gartner, não está certo de que as comparações com o XP são justas. "Porque o XP teve impacto importante em 2001, tudo faz pouco sentido", diz Silver. O Windows XP foi lançado aproximadamente no final de outubro de 2007; enquanto isso, a Micrososft já preparava o Vista para licenciamento de clientes em grande volume no final de novembro de 2006, mas não impulsionou isso para a grande distribuição até o final de janeiro de 2007.


Para o trimestre que se encerrou em 31 de dezembro de 2002 - um ano depois do lançamento do XP - a Microsoft postou uma queda na divisão de clientes de quatro décimos, cerca de um quarto de queda na receita ajustada em ano sobre ano depois do trimestre recém reportado.


Mais do que apenas culpar o Vista, Silver diz que a frágil receita do Windows poderia ao contrário ser linkada a falta de brilho nas vendas de PC em países desenvolvidos, aonde versões de alto custo dominam.


De acordo com a Microsoft, até agora foram vendidas 140 milhões de licenças do Vista.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Juntos até na hora da morte, casal se despede da vida com diferença de minutos um do outro

2
Policial

Mãe matou e foi passear com bebê já sem vida na casa de amigas em Campo Grande

3
Policial

Fazenda em Anastácio é invadida e caso é registrado na polícia

4
Geral

Defesa Civil alerta para perigo potencial de vendaval nesta quarta-feira

Informe Publicitário

Informe

Oral Sin Implantes comemora 1 ano de sorrisos perfeitos

Previsão do Tempo

min20 max34

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min20 max34

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,11m
Miranda
2,21m
Paraguai
1,54m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

É...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

PARTE XXIII: AUTOESTIMA: FORTIFICÁ-LA!

Gabriel Novis Neves

EDUCAÇÃO

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Heraldo Alan K. J. de Paula - Radiologista

Rua Duque de Caxias, 645 Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2279
Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Padaria e Confeitaria Moderna

R. Manoel Antônio Paes de Barros, 528 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3100
Pousadas

Fazenda Santa Cruz

Acesso por Taunay, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3686-1016 / 324 www.fazendasantacruz.tur.br
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo