dothCom Consultoria Digital
Publicado em 26/11/2007 às 11:41
Atualizado em 10/09/2026 às 13:53
O secretário Nacional de Políticas Para o Turismo, Airton Nogueira, ministrou, na manhã de ontem (23), no Centro de Convenções do Serrano Resort, o painel "Diversidade de oferta para promover o crescimento - Crédito Consignado ao aposentado já é realidade".
Com participação especial da presidente da ABAV-RS, Carmen Marun, o painel abordou os desafios para desenvolver o turismo internacional, fortalecer o mercado interno e qualificar a atividade turística.
Segundo Nogueira, focar o mercado no público de terceira idade serve de alternativa para fomentar o turismo durante o ano todo. "Temos um cenário positivo, mas com alguns desafios. A viagem não está na cesta de consumo dos brasileiros. No Chile, a população viaja três vezes mais do que no Brasil, onde a atividade turística está concentrada em apenas três meses do ano", pondera.
Conforme o secretário, o programa "Viaja Mais - Melhor Idade" contabilizou oito mil pacotes com apenas dois destinos. "O público da terceira idade representa o foco do turismo porque possui disponibilidade de tempo. O programa é um movimento inicial, mas permanente. Com preços especiais, é possível fortalecer o mercado no período de ociosidade", diz.
Para a presidente da ABAV - RS, Carmen Marun, a cultura do Brasil em desenvolvimento está mudando. "Hoje, as jovens avós, que antes ficavam em casa, estão cuidando de aspectos físicos, mentais e do lazer. Nosso papel é buscar especialização para atender todos os setores do turismo. Precisamos de agências especializadas ecoturismo e que ofereçam opções para terceira idade e portadores de deficiência. Temos que nos preocupar com o lazer da população, já que a viagem ganhou um significado mais amplo para os brasileiros", observa.
Eleições 2026
Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região
Eleições 2026
Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades
Voltar ao topo