X

Turismo

Parlamentar defende flexibilização do visto para turistas americanos

Compartilhe:

A-

A+

Durante audiência pública, que discutiu a flexibilização dos vistos, realizada na quarta-feira passada (26/11), na Câmara Federal, o deputado Otávio Leite (PSDB/RJ) defendeu a criação de uma proposta consensual dentro do Congresso Nacional que facilite a concessão de visto para turistas norte-americanos. Os parlamentares solicitaram ao presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, deputado Albano Franco, que solicitasse uma audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para negociar soluções com o executivo.


Representantes do Ministério do Turismo e das Relações Exteriores presentes ao debate mostraram que têm posições diferentes em relação a Lei de Reciprocidade. Para a diretora do Departamento de Imigração e Assuntos Jurídicos do MRE, Mitzi Gurgel Valente da Costa, turismo, política externa e política de vistos são assuntos que precisam ser separados. Para ela, não é a política de vistos adotada pelo Brasil que prejudica a vinda de turistas norte-americanos. "O que existe é um total desconhecimento do nosso País no exterior", disse. "O Itamaraty não é contra a facilitação, mas a isenção unilateral não. Nisso somos irredutíveis. Somos o Brasil, não somos uma república de bananas. Temos que nos fazer respeitar", acrescentou ao defender a Lei de Reciprocidade e o conceito de soberania nacional.


Já o chefe de gabinete do Ministério do Turismo, Carlos Alberto Silva, defendeu a política promocional que vem sendo implementada pelo Ministério do Turismo, apesar de reconhecer que o País necessitaria de mais investimentos. "É preciso encontrar alternativas para que o visto não seja mais um empecilho que influencie na decisão do turista vir ao nosso País".


O chefe do Departamento de Estrangeiros do Ministério da Justiça, Luciano Pestana, afirmou que o MJ vem trabalhando no sentido de modernizar a Lei de Reciprocidade para atender aos novos interesses do País e que deve enviar à Câmara, ainda neste ano, um projeto de lei que pode acabar com exigência de vistos, de forma unilateral, para turistas de negócios de países que exigem visto de brasileiros, como é o caso dos Estados Unidos. "Não vejo como enfraquecer o princípio da reciprocidade, que está ligado com a soberania. Somos a favor de acordos internacionais que permitam o ingresso de brasileiros em outros países como de nacionais desses países aqui no Brasil."


Para o deputado, a saída seria flexibilizar a concessão do visto quando da entrada do turista no País, no aeroporto. Ele apoiou sua proposta na exposição de números que indicam que o volume de visitantes norte-americanos poderia ser ainda maior, considerando o potencial existente. Utilizando-se de dados levantados junto aos órgãos oficiais nos últimos anos, Otávio Leite destacou que houve, inclusive, um decréscimo de 9% no fluxo de 2005 para 2006. "Essa é uma oportunidade única. Temos que aproveitar este momento de crise, que dificultará ainda mais a vinda de turistas ao País, para criar facilidades para atraí-los de volta", diz Leite, que completou afirmando que "o turista norte-americano é um mercado muito importante e que nossos números são tímidos demais em relação ao que é possível".


Leite mostrou que nos últimos 12 meses os turistas americanos gastaram 5 bilhões de dólares (cerca de R$ 11,4 bilhões) no Brasil, ao passo que os brasileiros gastaram o dobro nos Estados Unidos. Para o deputado, o Brasil pode passar a receber 1 milhão de turistas americanos por ano, em vez dos atuais 600 mil, se acabar ou flexibilizar a exigência de visto.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Ação da PM Rural termina com dois presos e armas apreendidas em Corumbá

SEGURANÇA NO CAMPO

Ação da PM Rural termina com dois presos e armas apreendidas em Corumbá

Entre as pessoas detidas está uma mulher com mandado de prisão por homicídio qualificado; ação também resultou na apreensão de munições

IFMS abre 38 vagas para curso de cuidadora de idosos em Aquidauana

FORMAÇÃO GRATUITA

IFMS abre 38 vagas para curso de cuidadora de idosos em Aquidauana

Formação terá 200 horas e aulas no período vespertino; selecionadas poderão receber auxílio para alimentação e transporte

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo