X
Turismo

Líderes avaliam como integrar a hotelaria no Mercosul

Compartilhe:

A-

A+

Um dos painéis realizados ontem, durante 51º Conotel, no Rio de Janeiro, tratou sobre integração do setor hoteleiro no Mercosul. O objetivo principal do painel foi permitir uma percepção da conjuntura dos países em relação ao setor hoteleiro e traçar possibilidades de ações conjuntas para o fortalecimento do setor de forma global. Participaram os presidentes das Associações de Hotéis, da Argentina, Chile e Paraguai, Guillermo Lavallén, Mauro Magnani e Ivo Strerath respectivamente.


Segundo o presidente da Associação de Hotéis da Argentina, "integração é a palavra chave para que se possa constituir o turismo receptivo em toda a região e para o setor se tornar referencia a nível mundial". "É necessário definir interesses conjuntos para potencializar e complementar os produtos. A integração é a ferramenta ideal para o desenvolvimento sustentável, econômico e social de um povo", disse Lavallén. "Mas para isso é necessário investir em infra-estrutura e acesso aos destinos. Todos temos problemas relacionados à distância dos maiores mercados emissores", acrescentou citando a importância das parcerias público-privadas para o desenvolvimento de projetos estruturantes.


O presidente da associação hoteleira do Chile elencou as vantagens e desvantagens que unem o setor de forma geral e podem ser trabalhadas de forma conjunta. "Todos passamos pela crise, que provocou queda da demanda; sofremos do aumento da oferta de hotéis, da gripe, da competição desleal, da violência e da instabilidade do câmbio", disse Magnani. Por outro lado, somos destinos valorizados - e devemos nos posicionar como novos destinos no cenário global -, contamos com preços competitivos, temos essa possibilidade de integração para estimular ainda mais as viagens, e temos foco na capacitação, nos serviços e na promoção do produto", acrescentou. "Essa união é possível e depende apenas da vontade de se querer definir políticas setoriais comuns para o Mercosul que passarão uma visão mais confiável para o mundo", finalizou.


Já o presidente da Associação de Hotéis do Paraguai explicou que a hotelaria na região está apenas começando e ainda não tem um modelo de trabalho específico para o setor, o que vem causando problemas. "Precisamos definir um modelo de regulamentação baseado em modelos de países com o setor hoteleiro desenvolvido, e para isso precisamos da ajuda de vocês", referindo-se a Argentina, Brasil e Chile.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo