X
Turismo

Aviação: áreas temporárias aumentarão capacidade de aeroportos

Infraero prevê investimentos totais de R$ 8 bilhões em aeroportos brasileiros até a Copa de 2014

Compartilhe:

A-

A+

Os principais aeroportos brasileiros passarão a operar com estruturas temporárias de embarque e desembarque, até a Copa do Mundo de futebol de 2014. Segundo a Infraero, os módulos operacionais vão funcionar de forma conjunta com os terminais já existentes e o objetivo é ampliar a capacidade de atendimento a passageiros. Cada estrutura tem em média 1.200 metros quadrados, com todas as conveniências de uma estrutura predial permanente, como assentos, isolamento acústico, circuito de som, climatização e até lojas de conveniência.

O aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, deverá ganhar três módulos a partir de janeiro de 2011, e terá a capacidade anual ampliada para três milhões de passageiros. A estrutura será gradualmente substituída por um novo terminal permanente de passageiros que será construído, com capacidade para 4 milhões de usuários por ano.

“O módulo operacional á uma estrutura quase pré-moldada, com um projeto pronto e um custo baixo. Você faz a licitação por leilão, porque é um projeto padrão da Infraero. Tendo a área adequada para o módulo, você o instala muito mais rapidamente. E é uma instalação que posso transferir para outros aeroportos. Agora mesmo, na África do Sul, isso está sendo usado”, disse o presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, à Agência Brasil.

O módulo temporário já foi instalado no Aeroporto de Florianópolis e Vitória. Os aeroportos de Goiânia e Brasília deverão ganhar a estrutura nos próximos 180 dias. A ordem de serviço para início das obras já foi assinada na última quarta-feira (dia 10).

A Infraero prevê investimentos totais de R$ 8 bilhões em aeroportos brasileiros até a Copa de 2014, em medidas como a ampliação de terminais de passageiros e melhorias de pistas de pouso.

Ainda de acordo com informações da Agência Brasil, o presidente da Infraero também comentou que a empresa tem projeto de descentralizar a malha aérea brasileira, desafogando os aeroportos de São Paulo com o redirecionamento de voos para Viracopos (Campinas-SP) ou para o Rio de Janeiro, por exemplo.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo