A FTA (Fundação de Turismo de Aquidauana) recebeu uma família de turistas vinda de Recife (PE). O grupo ficou apenas um dia na Princesa do Sul, mas o suficiente para "explorar" a cidade. Wenner Franco, gerente do Hotel Beira-Rio, onde eles se hospedaram, entrou em contato com a equipe da FTA para solicitar atendimento.
A família, composta por seis pessoas, estava bastante curiosa e era muito participativa. Durante a explanação sobre os aspectos geográficos, históricos e culturais, todos fizeram muitas perguntas.
Após a recepção na Estação Ferroviária, o grupo foi convidado a conhecer alguns locais, como a feirinha indígena, com vendas de alguns produtos que chamaram a atenção deles.
Em seguida, a família foi encaminhada ao Mercadão Municipal, onde interagiu com os comerciantes. O grupo ficou curioso sobre as plantas medicinais à venda e parou em um box para comprar bonés confeccionados com palha de carandá. Outra aquisição foi uma pequena peça de carne oreada, no açougue, que queriam experimentar.
A parada posterior foi na Casa do Artesão, onde compraram lembrancinhas para presentear amigos. Durante a passagem pela Praça dos Estudantes, não deixaram de fotografar a Biblioteca Municipal, a concha acústica, a fachada da Escola Modelo, a escultura da índia e, fechando o ?tour?, como não poderia deixar de ser, tiraram fotos no orelhão da onça, pois achavam que era o mais próximo que chegariam do felino.
Em todo o percurso, eles sentiram no ar o cheiro de café sendo torrado e pediram para conhecer o processo de torrefação, dentro das possibilidades de atendimento. O grupo foi conduzido até o Café Cattame e atendido por Amauri Moresco, que apresentou o processo de torrefação. Isso fez com que eles comprassem o café e levarem para Recife.
Segundo o gerente do Hotel Beira-Rio, a visita foi importante mostrar o que Aquidauana tem a oferecer para os hóspedes. "Eles ficaram satisfeitos de conhecer um pouco da nossa história e da nossa cidade", lembra Wenner.
Outro fator a se destacar foi o consumo do grupo, que gerou divisas para a cidade, pois, além da hospedagem no hotel, eles fizeram compras em diversos locais e ainda almoçaram em um restaurante da cidade.
"Se todos se conscientizassem da importância do turismo para Aquidauana, este seria mais desenvolvido", acredita a presidente da FTA, Lejania Ribeiro Malheiros.