X

Atenção

Boas atitudes garantem viagem segura no feriado; confira dicas do Detran

Compartilhe:

A-

A+

Nesta semana do mês de outubro celebramos a Criação do Estado de Mato Grosso do Sul e o dia de Nossa Senhora Aparecida com um feriado prolongado que proporciona momentos de descanso. O Detran (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) listou algumas dicas para quem pretende viajar.

Muitas pessoas aproveitam esse tempo para pegar a estrada e visitar outros municípios. E como é de praxe, esses feriados aumentam muito o movimento das rodovias do país.

- Antes de qualquer coisa, é necessário que o veículo esteja em boas condições de manutenção. Condições dos pneus (inclusive o estepe), limpadores de para-brisa e itens de iluminação, freios, além de sinalização como o triângulo são essenciais.

- Se a sua viagem for longa, já tenha programadas as paradas para alimentação, abastecimento e descanso. E se enfrentar lentidões, não circule pelos acostamentos, que são espaços para serem usados apenas em emergência;

- Respeite a sinalização e trafegue sempre numa velocidade segura. Lembre-se que você não só deve respeitar a velocidade regulamentada, mas também evitar velocidade excessiva, aquela que você está dentro dos limites, mas em condições inadequadas para ficar com o ponteiro do velocímetro lá no alto. São situações de chuva, neblina, filas, direção no período noturno que exigem velocidade reduzida;

- Não se esqueça de manter os faróis acesos na estrada, mesmo durante o dia, como determina a lei;

- Não ligue o pisca-alerta com o veículo em movimento. Isso pode confundir os outros motoristas e causar um acidente;

- Mantenha sempre distância de segurança do veículo à frente para evitar choques e colisões;

- Não deixe de usar o cinto de segurança, inclusive no banco traseiro;

- Transporte crianças nos dispositivos adequados de acordo com as idades: bebê conforto, cadeirinha, assento de elevação. Se a viagem for longa procure levar objetos que distraiam as crianças;

- Se beber, não dirija;

- Descanse antes de pegar a estrada. Não dirija cansado ou com sono;

- Nunca use o celular se estiver ao volante.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Resgate de mulher no Pantanal leva quase sete horas até chegada ao hospital

CORPO DE BOMBEIROS

Resgate de mulher no Pantanal leva quase sete horas até chegada ao hospital

Moradora de uma comunidade ribeirinha na região de São Francisco, nas proximidades do Paraguai Mirim, em Corumbá, mulher fois resgatada de lancha pelo Bombeiros.

Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 46 milhões

Geral

Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 46 milhões

Nenhuma aposta acertou no sorteio realizado neste domingo (01)

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo