X

Turismo

Oferta de voos para o Brasil chega a 64 mil em 2023 e atinge patamar pré-pandemia

Levantamento da Embratur sobre receptivo de turistas internacionais no Brasil mostra aumento de 40% em relação a 2022, quando houve 46 mil voos ofertados lá fora

Compartilhe:

A-

A+

O Brasil voltou ao patamar pré-pandemia em quantidade de voos ofertados por companhias aéreas. Tanto em 2019 quanto em 2023 esse número ficou em 64,8 mil voos. A cifra também é pouco mais de 40% maior que a de 2022, em que a oferta foi de 46,2 mil. As somas fazem parte de um levantamento de receptivo de turistas internacionais no Brasil da Gerência de Informação e Inteligência de Dados da Embratur.

Além disso, entre janeiro e novembro o país teve um acréscimo de 152 novos voos, incluindo rotas que haviam sido suspensas durante a pandemia, quando fronteiras foram fechadas na tentativa de conter a circulação do coronavírus, causador da Covid-19. Ao todo, foram 35 novos voos da Europa, 21 da América do Norte, 72 da América do Sul, oito da América Central, oito da Oceania e mais oito da África.

No caso do continente africano, a retomada de voos regulares entre o Brasil e a África do Sul, e entre o Brasil e Angola, ocorreu após uma fala do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em 26 de agosto, em visita a Luanda, capital angolana. À época, Lula fez críticas à escassez de voos diretos do nosso país para o continente africano, e prometeu que conversaria com as companhias aéreas.

Angola tem 30 mil brasileiros, maior comunidade brasileira na África. Segundo análise da Gerência de Dados da Agência, a recuperação da oferta é importante pois a via aérea é o principal meio de chegada de turistas internacionais ao Brasil, o equivalente a 63% do total de 2023.

Número de lugares 
Em relação ao número de assentos em voos, 2023 teve uma oferta 32,47% maior que 2022 em 40,2% a mais de voos. O setor segue em recuperação, embora ainda não tenha se equiparado com 2019. Foram 14,5 milhões de assentos em 2019, 9,7 milhões em 2022 (queda de 32,7%) e 12,9 milhões em 2023. Os dados deste ano equivalem a 89,16% da oferta do último ano antes da pandemia.

O levantamento da Embratur foi elaborado considerando o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional, declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), decretada em maio. “Os dados comparam os anos de 2019, 2022 e 2023 levando em conta a expectativa da Organização Mundial do Turismo (OMT), de que este ano chegará ao fim com uma recuperação no setor do turismo internacional de 90% em relação a 2019”, explica a gerente da Informação e Inteligência de Dados, Mariana Aldrigui.

Aldrigui destaca, ainda, que os dados relativos a novembro e dezembro levam em conta previsões feitas com cálculos internos da área. De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a análise de dados sobre o turismo é parte estratégica do trabalho da Agência.

“Nossa gestão se apoia na transparência e no estudo e análise de dados para compreender os melhores caminhos para a promoção da imagem do Brasil no exterior. Isso é importante porque nós estamos divulgando o Brasil no exterior que deve ser um Brasil real. Um Brasil que é atrativo para o turista que vem nos visitar, lógico, mas que é pensado para melhorar a vida de quem mora aqui, com mais inclusão e sustentabilidade”, declarou.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

UFMS de Aquidauana avalia interesse em novo Mestrado em Educação

PESQUISA COM PROFESSORES

UFMS de Aquidauana avalia interesse em novo Mestrado em Educação

Consulta abrange profissionais de sete municípios de Mato Grosso do Sul; objetivo é identificar a demanda regional por formação stricto sensu

Polícia procura suspeito de estuprar mulher que fazia atividade física

Capital

Polícia procura suspeito de estuprar mulher que fazia atividade física

Vítima foi abordada no bairro Nova Campo Grande e ameaçada com uma faca; caso ocorreu na madrugada desta quinta-feira

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo