X

Turismo

Júlio Pipoca faz turnê por MS e MT com sua cozinha folclórica de comitiva pantaneira

A primeira cidade da nova turnê será a capital, Campo Grande

Compartilhe:

A-

A+

Com a marca e o jeitão do povo pantaneiro, a Comitiva dos Amigos, do artesão e cozinheiro Júlio Pipoca, inicia nova turnê em abril com sua autêntica cozinha folclórica de comitiva pantaneira, e passará por pelo menos quatro cidades de MS, Campo Grande, Alcinópolis, Figueirão e Camapuã, e uma de MT, Rondonópolis, levando receitas e sabores da culinária típica do pantanal sul-mato-grossense, onde Pipoca foi criado, a diversos eventos comemorativos.

Segundo ele, o cardápio tradicional, muito comum nas cozinhas de comitivas à beira do estradão, é o carro-chefe da Comitiva dos Amigos durante as celebrações festivas às quais atende, a saber, o arrozcarreteiro de comitiva, o feijão-gordo e o macarrão-frito.

“Não é só com a nossa comida que as pessoas se encantam, mas também com a decoração feita com as tralhas de arreio, as bruacas de carga, a trempe com fogo de lenha, a guampa do tereré, as latas d’água e as peças decorativas que a gente leva, tudo lembrando as comitivas do Pantanal, as fazendas e a cultura do povo pantaneiro”, diz Júlio.

“Tem também os causos de onça, de sucuri e de assombração que a gente conta e faz o pessoal prestar mais atenção na nossa história”, pontua ele.

Para Cláudio Pesso, empresário, cliente da Comitiva dos Amigos, o trabalho de Júlio Pipoca “...é mais do que simplesmente vender comida típica, é sobre manter viva a chama e o sentimento de pertencimento de um povo, um patrimônio cultural que não pode morrer porque é parte da história do Pantanal, do Mato Grosso do Sul e também do Brasil”, relata ele.

De acordo com o turismólogo Ariel Albrecht, a Comitiva dos Amigos de Coxim – MS também “...já representa um ícone de promoção turística para o município e região, pois retrata a cultura e a tradição do povo pantaneiro como fatores de atratividade para o segmento do turismo, valorizando os saberes e tradições gastronômicas como experiência diferencial para visitantes e turistas que adentram a sua tenda”.

A primeira cidade da nova turnê será a capital, Campo Grande, onde Júlio apresentará a cultura
gastronômica pantaneira sob curadoria do restaurante Cerrado-Pantanal junto ao estande da Difusora Pantanal, na Expogrande, de 4 a 14 de abril.

Já de 17 a 23 do mesmo mês será a vez de Alcinópolis que celebra seu 32º aniversário com festejos diversos e uma cavalgada.

Outra cidade aniversariante será Figueirão, que recebe a comitiva de 01 a 05 de maio também com
celebrações festivas diversas e uma cavalgada.

Depois é a vez de Camapuã, onde a Comitiva participará da Expocam, de 6 a 12 de maio, na Acricam.

Na sequência Júlio pega de novo o estradão e vai até Rondonópolis, onde tem mais duas participações, uma na inauguração de um haras e outra numa celebração de aniversário de um velho amigo boiadeiro com direito a rodeio na festa de comemoração.

Depois disso Pipoca garante que volta à Coxim para atender a sua clientela todas às quintas-feiras na praça da antiga concha-acústica do município, onde já é a principal atração turística, “...mas não antes de um bom descanso para recuperar as energias e por ordem no barraco...”, brinca ele

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

UFMS de Aquidauana avalia interesse em novo Mestrado em Educação

PESQUISA COM PROFESSORES

UFMS de Aquidauana avalia interesse em novo Mestrado em Educação

Consulta abrange profissionais de sete municípios de Mato Grosso do Sul; objetivo é identificar a demanda regional por formação stricto sensu

Polícia procura suspeito de estuprar mulher que fazia atividade física

Capital

Polícia procura suspeito de estuprar mulher que fazia atividade física

Vítima foi abordada no bairro Nova Campo Grande e ameaçada com uma faca; caso ocorreu na madrugada desta quinta-feira

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo