X

Turismo

Arquivo Público Estadual está com ampla programação

A Semana Nacional de Arquivos começa no dia 3 de junho

Compartilhe:

A-

A+

A Semana Nacional de Arquivos começa no próximo dia 3 de junho e é um evento idealizado pelo Arquivo Nacional desde 2017. O Arquivo Público Estadual de MS participa organizando ações em nível estadual e atuando em parceria com outras instituições, buscando parcerias e prestando assessoria técnica nesta área.

As instituições presentes no Estado são ligadas ao setor público (federal, estadual e municipal), além de universidades e associações privadas.

A acessibilidade, em seus múltiplos sentidos, está no centro da 8ª Semana Nacional de Arquivos, que acontecerá entre os dias 3 e 9 de junho de 2024 em todo o Brasil. Em Mato Grosso do Sul a Semana terá programação até o dia 12 de junho.

O evento tem como referência o Dia Internacional dos Arquivos, 9 de junho, proclamado na Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquivos em 2007. O marco remete à criação do Conselho pela Unesco, em 1948.

O amplo acesso aos arquivos contribui para a preservação da memória individual e coletiva, proporciona o conhecimento sobre a sociedade, fortalece a democracia e amplia a cidadania.Tendo a missão de facultar o acesso aos documentos, os arquivos evidenciam seu papel fundamental no combate às discriminações, na promoção da equidade e do pleno exercício de direitos para todas as pessoas, independentemente de raça/cor, gênero, origem regional, classe, etc.

Apesar disso, ainda são muitos os desafios a serem enfrentados no cotidiano das instituições arquivísticas por seus mais diferentes agentes, o que inclui profissionais de arquivos, usuárias, usuários, gestoras e gestores.

Em sintonia com as preocupações do Conselho Internacional de Arquivos, a 8ª SNA propõe exercícios de reflexão compartilhada a partir das seguintes questões:

Os arquivos refletem adequadamente a diversidade das pessoas e das culturas que formam a nossa sociedade?

Como está a sensibilidade dos arquivos para o enfrentamento ao capacitismo e a outras práticas discriminatórias em suas atividades cotidianas?

Qual o impacto das linguagens e dos conceitos utilizados na descrição e na organização dos documentos para o reconhecimento da diversidade e a promoção da equidade e da cidadania?

Como incentivar que os procedimentos arquivísticos e administrativos promovam e explicitem a diversidade nos arquivos?

Quais as potencialidades e os limites do uso da tecnologia como ferramenta para democratizar o acesso à informação?

Como as políticas públicas de inclusão podem contribuir para tornar os arquivos brasileiros mais acessíveis?

O coordenador do Arquivo Público Estadual, Douglas Alves da Silva, afirma que a Semana Nacional de Arquivos é uma temporada de atividades de suma importância ao setor arquivístico.

“O tema escolhido para esta oitava edição – ‘Arquivos Acessíveis’ – vai justamente ao encontro de uma das metas que sempre buscamos atingir no Arquivo Público Estadual de Mato Grosso do Sul: o acesso ao acervo pela população. Ao mesmo tempo, tal temática evidencia a necessidade de se buscar sempre refletir a realidade e a diversidade da sociedade como um todo. Em um dos acervos mais importantes sob guarda do Arquivo Público Estadual, se destacam documentos e fotografias que refletem parte da realidade e das diversas relações sociais existentes na Companhia Matte Larangeira, por exemplo, contrastando os modos de vida dos proprietários com o dos trabalhadores dos ervais”.

“Outros acervos do Arquivo mostram ainda como a população buscava transformações nos mais diversos locais em que habitavam no então Estado de Mato Grosso, hoje Mato Grosso do Sul, é de suma importância manter e dar acesso a acervos que demonstram tais transformações e como a sociedade se posicionava e buscava ampliar sua participação nas decisões, por exemplo”, completa Douglas.

A Semana Nacional de Arquivos é organizada nacionalmente pelo Arquivo Nacional e o CONARQ, com a temática “Arquivos Acessíveis”. Concomitante à ação nacional, ocorre mundialmente a Semana Internacional de Arquivos, sob organização do ICA – Conselho Internacional de Arquivos.

“Neste ano, o tema escolhido para a edição internacional foi ‘Ciberarquivos’, buscando trazer uma reflexão sobra as transformações e os impactos dos avanços tecnológicos no campo arquivístico, levantando questões sobre qual o espaço a ser ocupado e o papel a ser desempenhado pelos arquivos no atual cenário digital que avança cada vez mais no mundo? Tais questões se integram à temática ‘Arquivos Acessíveis’ da Semana Nacional de Arquivos e, graças à parceria com a ALA – Associação Latino-Americana de Arquivos – as atividades inscritas na Semana Nacional também integraram a programação da Semana Internacional de Arquivos”, finaliza Douglas.


Confira a programação aqui.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

UFMS de Aquidauana avalia interesse em novo Mestrado em Educação

PESQUISA COM PROFESSORES

UFMS de Aquidauana avalia interesse em novo Mestrado em Educação

Consulta abrange profissionais de sete municípios de Mato Grosso do Sul; objetivo é identificar a demanda regional por formação stricto sensu

Polícia procura suspeito de estuprar mulher que fazia atividade física

Capital

Polícia procura suspeito de estuprar mulher que fazia atividade física

Vítima foi abordada no bairro Nova Campo Grande e ameaçada com uma faca; caso ocorreu na madrugada desta quinta-feira

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo