26 de julho de 2021
Anuncie Aqui
Aquidauana

Acadêmicos do Curso de Turismo realizam ação com deficientes visuais em aula

8 NOV 2019 - 09h50min
Assessoria

Acadêmicos do Curso de Turismo (CPAQ/UFMS), vinculados à disciplina de Tópicos Especiais em Turismo II, realizaram aula de campo no dia 05/11 no atrativo turístico e cultural “Noite Pantaneira”, na Pousada Pioneiro Turismo, localizada no município de Miranda/MS, juntamente com um grupo de deficientes visuais pertencentes ao Instituto Sul Mato Grossense para Cegos Florisvaldo Vargas (Campo Grande e Aquidauana).

Central Pax_02

A aula de campo compõe mais uma das intervenções do grupo junto ao público deficiente de um extenso cronograma de ações que compreende o projeto de extensão “Acessibilidade e Turismo: uma proposta de sensibilização e intervenção nos municípios de Aquidauana e Anastácio”, acerca das dificuldades e desafios encontrados para se garantir acessibilidade nos eixos que contemplam o lazer, a cultura e o Turismo. A aula também buscou demonstrar a postura ativa do grupo e o esforço profissional na busca de possíveis respostas e exemplos de mobilização social, frente aos problemas que assolam tais questões.

A Noite Pantaneira representa uma festa temática cultural com atrações regionais, apresentações artísticas, música ao vivo com violeiro e sanfoneiro e gastronomia de comitiva. Em uma noite é possível vivenciar e conhecer alguns elementos que compõem a lida do homem pantaneiro. A Noite confere um dos destacados atrativos turísticos da região que compreende o Pantanal de Mato Grosso do Sul e está concorrendo ao Prêmio Nacional do Turismo 2019 – categoria Aproveitamento do Patrimônio Cultural para o Turismo, iniciativa do Ministério do Turismo.

De acordo com a docente Patrícia Zaczuk Bassinello, responsável pela disciplina e pelo projeto, o principal objetivo dessa aula foi possibilitar o direito ao acesso de pessoas com deficiência na atividade turística, permitindo, nesse processo, a integração e socialização entre eles e os turistas no atrativo em questão, observando as dificuldades e desafios vivenciados para serem melhorados e transformados no que tange à acessibilidade física e atitudinal, como também reconhecer a naturalidade em que a experiência dessa integração acontece de forma sensível e fluida, despertando novas posturas profissionais e humanas e, especialmente, a quebra de barreiras e pré-conceitos estabelecidos pela sociedade em geral.

A vice coordenadora do ISMAC, Telma Nantes, também destacou a importância dessa ação, que ainda é tímida no Estado, ao ressaltar a gratidão pela oportunidade dessa experiência para as pessoas com deficiência; o aprimoramento na formação dos profissionais e formandos em Turismo e para os empresários, que muitas vezes estão excluídos desse olhar.

Já para Cristina Moreira, proprietária do atrativo, a experiência desse encontro pode ser considerada um presente para as nossas vidas, pois traz a alegria, a sensibilidade da humanidade e também a visão de como nós empresários somos despreparados tecnicamente para receber as pessoas com algum tipo de deficiência.

As ações desenvolvidas vêm possibilitando uma amplitude positiva de impacto deste projeto, provocando novos interesses de experimentação de ações no âmbito dessas questões, como também a ampliação de redes de parcerias institucionais.

O projeto ainda conta com uma exposição fotográfica virtual (ainda em preparação) das ações realizadas, com recursos acessíveis. Será divulgado, posteriormente, nas mídias oficiais institucionais.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Política

Manifestantes pedem "Fora Bolsonaro" em Aquidauana

2
Geral

Prefeitura de MS abre seleção para psicólogos e pedagogos com salários de até R$ 3,9 mil

3
Policial

Polícia prende jovem por roubo a posto de combustível

4
Policial

Febre em MS, grupos de venda por Whatsapp estão 'recheados' de produtos roubados

Informe Publicitário

Informe

Concorra R$ 5 mil em prêmios no Atlântico Supermercados!

Previsão do Tempo

min19 max37

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min19 max37

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,94m
Miranda
1,77m
Paraguai
1,17m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Aqui...

Rosildo Barcellos

Aruanã Etô – É o lugar das máscaras !

Gabriel Novis Neves

A GRATIDÃO TAMBÉM É VIRTUDE ETERNA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escolas Municipais

Escola Municipal Indígena Feliciano Pio

, Distrito de Taunay - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Supermercados

Mercado e Açougue Vale Verde

Antonio João esquina com Rua dos Ferroviários, - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Doce Sabor Lanchonete

Rua 7 de Setembro, Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo