23 de novembro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Turismo

Apesar do caos aéreo, perspectiva é boa para turismólogo

4 OUT 2007 - 10h02min
portal bonito

As constantes mudanças e adaptações da malha aérea, mais o medo de andar de avião que se disseminou após os acidentes graves, impuseram ao profissional do turismo o desafio de descobrir alternativas de transporte e de viagens. Apesar das perdas, as perspectivas são boas para o setor, segundo especialistas.


"Essa é uma crise conjuntural, não é estrutural. Pode existir o problema temporário. E também, se a pessoa não vai enfrentar o problema dos aeroportos, acaba viajando de outra forma. Acontecem adaptações", afirma o coordenador do curso de turismo da Universidade Federal Fluminense (UFF), Aguinaldo César Fratucci.


Segundo ele, hoje existe uma demanda muito grande na área de hotelaria. "Desde a pequena pousada até o grande resort oferecem empregos. E outra área promissora é o planejamento e organização de eventos, negócios e congressos", afirma. "Cada vez mais, há demanda por eventos internacionais".


Para o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Contratuh), Moacyr Roberto Tesch Auersvald, o Brasil demorou a aproveitar o potencial do turismo. "Depois do 11 de setembro, diminuiu a quantidade de viagens para os Estados Unidos, e o Brasil não soube explorar isso. Podíamos explorar mais", diz.


Mesmo assim, Auersvald é otimista: "O Brasil tem de tudo. Começa com o frio do Sul; tem a gastronomia de São Paulo, o portal de entrada que é o Rio de Janeiro. As praias do Nordeste não ficam devendo para lugar nenhum. Tem ainda a Amazônia e o Pantanal para turismo ecológico. Qual é o país que tem toda essa diversidade de espaços no mesmo território?".


Embora as paisagens ajudem, falta, segundo o presidente da Contratuh, um elemento fundamental: a capacitação dos atendentes da base. O atendimento, de acordo com Auersvald ainda deixa a desejar. "Se a qualidade do ser humano não for de primeira, o hotel pode comprar abajures sofisticados, fazer a melhor decoração, que não adianta. Se o funcionário deixa a desejar, o turista não volta", diz.


O cenário profissional no turismo fica então com um número bom de profissionais com nível superior e uma grande massa, muitas vezes, sem a formação adequada. O que sugere um outro campo para atuação do bacharel: ajudar a capacitar os agentes locais.


Com esse pensamento, o curso da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) se articulou. "A gente faz a abordagem do turismo como vetor do desenvolvimento regional. Uma atividade que gera emprego e renda no local", explica a professora Mariana Oliveira Lacerda.


Profissão


A profissão do turismólogo não é regulamentada e o piso salarial varia conforme a região e a função exercida. Mesmo sem um conselho federal, há certas "regras" que o mercado dita para os profissionais.


A primeira é que, quanto mais conhecimento de idiomas, melhor. Só com o português, até dá para conseguir trabalhos bons no Brasil, mas a perspectiva de crescimento fica limitada. Outra característica importante é a experiência em estágios e laboratórios. O estudante deve fazer o máximo que puder para ampliar a prática durante a graduação.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Internado com coronavírus, diretor do Hospital Regional de Aquidauana é intubado

2
Aquidauana

Vídeo: Mulheres são resgatadas após acidente na curva da Morte em Camisão

3
Policial

Mulher pede ajuda para trocar pneu e cunhado tenta estuprá-la em Guia Lopes da Laguna

4
Policial

OAB publica nota de repúdio após agressão a mulher algemada em Batalhão da PM

Vídeos

Vídeo de princípio de incêndio na Gruta de Piraputanga viraliza

Carga de carvão tomba e cai de carreta no trevo da BR-262, em Anastácio

Acidente entre carro e caminhonete mata homem carbonizado

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max38

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min22 max38

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,59m
Miranda
4,06m
Palmeiras
1,81m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"O MEU ESTADO CIVIL"

Valdemir Gomes

Uma...

Mazão Ramires

Responsabilidade intransferível

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Snooker Center Bar

Rua Marechal Mallet, s/n Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6161 / 991
Médicos

Irineu Barreto Vitório - Clinico Geral

Rua 7 de Setembro, 1193 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3665
Casas de Shows

GRESSA

Visconde de Taunay, 457 Bairro Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4142/9201-
Ver Mais
Fale com a redação