19 de outubro de 2021
Anuncie Aqui
Turismo

Aquidauana e o Dia Mundial do Turismo

27 SET 2015 - 13h00min
Anibal
O Turismo é a atividade do setor terciário que mais cresce no Brasil (com destaque para o turismo ecológico e o turismo de aventura) bem como no mundo, movimentando, direta ou indiretamente mais de US$ 4 trilhões (2004), criando também, direta ou indiretamente, 170 milhões de postos de trabalho, o que representa 1 de cada 9 empregos criados no mundo.
No Brasil, cidades médias e pequenas que são desprovidas de um próprio centro financeiro, precisam de meios para o crescimento de sua economia e seu desenvolvimento e o turismo surge como alternativa para contribuir para seu incremento.
 
O Turismo é de grande importância para qualquer cidade brasileira, pois é um fator auxiliar para o desenvolvimento econômico e social, desde que saibam se organizar para receber estas pessoas. Com o Turismo, cresce o mercado hoteleiro, restaurantes, comércio e de forma indireta a entrada deste dinheiro melhora a saúde, a educação e as estradas.
 
Os turistas são grandes aliados para o desenvolvimento de uma localidade, desde que a gestão pública, a iniciativa privada e a população estejam conscientes e saibam usar esta oportunidade de forma positiva, para que eles (turistas) sejam bem recebidos e também para que os bens naturais e culturais sejam respeitados e conservados.
 
Em Aquidauana foi inaugurado durante as comemorações alusivas ao aniversário da cidade, um Posto de Informações Turísticas(PIT). Um fato histórico para o Turismo de Aquidauana, um marco que auxiliará não apenas o turista ou visitante, mas a própria comunidade no sentido de sensibilizar acerca da atividade turística que acontece no município. 
 
O PIT é um espaço formado que concentra o maior número de informações possíveis sobre a cidade, buscando informar aos visitantes as informações necessárias para suas atividades e agregando valor as ações para que se tenha um Turismo que seja de fato receptivo.O local conta com profissionais qualificados para atendimento.
 
Através do Turismo, se pode concretizar e impulsionar cada vez mais a cidade e região, causando assim um grande avanço, através da potencialização de vários setores, como o incremento no comércio, bens e serviços, gerandoemprego e divisas para a localidade.
 
A diretora-presidente da FTA, Lejania Malheiros, declara: ?Estamos muito felizes de podermos oferecer este espaço à comunidade local e aprofundar a política do Turismo.Pois além de tudo, com este espaço vamos acolher bem todas as pessoas que venham buscar informações sobre nossa cidade e região.?
 
Aquidauana é reconhecido como o Portal do Pantanal Sul por sua localização geográfica, onde se observa a transposição da vegetação típica do Cerrado para a da Planície Pantaneira, compreendendo assim: o Cerrado - Serra de Maracaju - Rio Aquidauana - Pantanal Sul. 
 
Em Aquidauana estão instaladas 05 Instituições de Ensino Superior que atraem estudantes de várias partes do Brasil. Isso faz com que muitos familiares venham visita-los, atraindo a atenção para o que podem fazer durante esse período de visitação. O mesmo acontece com a unidade do Exército instalada na cidade, o 9ª Batalhão de Engenharia e Combate, que todo ano recebe novos militares que são transferidos para morar em Aquidauana.
 
Possui uma universidade que oferece o Curso de Turismo, uma graduação que abrange e dá ao profissional uma visão sistêmica e holística do Turismo com outras ciências e os demais setores da economia.
 
É inegável a presença de visitantes, que vêm em busca do que os moradores já estão habituados, que é a paisagem e a vida pitoresca que difere da vida do visitante. Tem-se observado o grande fluxo turistas nas Pousadas Pantaneiras e na região da Estrada Parque de Piraputanga.
 
Pequenos chacareiros têm feito investimentos para transformar a propriedade em Meios de Hospedagens alternativos para acolher os visitantes que realizam atividades ao ar livre como cicloturismo, canoagem, observação de aves e a simples contemplação da natureza.
 
As encostas da Serra de Maracaju, adentrando a Estrada Parque de Piraputanga, oferece um cenário de praias de água doce e de corredeiras do rio Aquidauana, um cenário propício para a prática de esportes de aventura, margeado pela Estrada de Ferro.
 
O rio Aquidauana, com seus afluentes, alimenta a Bacia Hidrográfica do Rio Paraguai, responsável pela formação de milhares de corixos, lagoas e baías, que proporcionam os mais belos espetáculos da fauna e flora pantaneira.
 
De vida simples e tranquila, possui um rico patrimônio histórico-cultural, desde a passagem do homem coletor e caçador, passando pelos bandeirantes, até a fixação de seus fundadores, em 1892.
 
Com isso, espera-se que todos os munícipes saibam ?vender bem? Aquidauana para os turistas/visitantes. E não digam que Aquidauana ?não tem nada?, o que acontece normalmente. 
 
Pois o que eles (turista/visitantes) valorizam e querem fazer não é o mesmo que a população faz ou tem interesse. A população tem que conhecer para valorizar e prestigiar a sua cidade.
 
A Fundação de Turismo de Aquidauana (FTA) convida a população de Aquidauana e Anastácio para conhecer e indicar o Posto de Informações Turísticas (PIT).
 
- Local: Estação Ferroviária
- Horário de Funcionamento: das 7h às 17h (segunda a sexta)

View Energy - Setembro21_09
 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Familiares informam velório de Joséfa Maria

2
Policial

Após temporal, idoso escorrega de telhado e morre

3
Policial

Homens são presos com pintados fora da medida em camionete

4
Policial

Homem é preso ao tentar fugir de bar sem pagar a conta

Informe Publicitário

Informe

Drogaria Aquidauana: há 8 anos protegendo sua família

Previsão do Tempo

min20 max31

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min20 max31

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Aliás...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

AI de ti, AQUIDAUANA!

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Moto Táxi

Moto Táxi Aquidauana

Rua 7 de Setembro, s/nº Centro - Ponto de referência: Frente ao Mercado Ce - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-5341
Pousadas

Fazenda Rio Negro

Rio Negro, - Aquidauana/MS (67) 326-0002 / 326- www.fazendarionegro.com.br
Camping

Camping Três Marias

, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 9995-3725
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo