28 de novembro de 2021
Anuncie Aqui
Desenvolvimento

Aquidauana é selecionada para implementação de projeto tecnológico do Ministério do Turismo

Apenas 7 entre 80 cidades concorrentes foram escolhidas para testar a ferramenta "Smart Survey"

29 SET 2021 - 12h39min
João Marcelo Correia Sanches

Ao lado de São Miguel das Missões (RS), Ilhabela (SP), Socorro (SP), Cairu (BA), Piranhas (AL) e Rio Branco (AC), Aquidauana foi selecionada nesta segunda-feira (27) para utilizar gratuitamente por seis meses a plataforma “Smart Survey” (Pesquisa Inteligente, em inglês), uma ferramenta 100% digital de captação de dados turísticos das cidades. A informação foi divulgada pelo Ministério do Turismo, que firmou uma parceria com a startup Smart Tour.

Oral Sin - Novembro Azul - 5

O projeto enviado pelo Conselho Municipal de Turismo de Aquidauana (Comtur) concorreu com os de outros 80 destinos, de Norte a Sul do Brasil. Nele foram abordados pontos como o potencial ecoturístico da Estrada Parque para a prática de esportes radicais, o turismo de base comunitária em aldeias e grupos quilombolas e, como não poderia deixar de ser, a beleza cênica do Pantanal – que inclusive tem sido capturada nas câmeras de TV para o remake da novela homônima. Além disso, foram destacados o turismo de pesca, o Projeto Trem Ca&Pira e os mirantes do Paxixi e da Cachoeira Perida.

Vista do pôr-do-sol no Morro do Paxixi é uma das principais atrações do município

Quanto às demandas que a gestão municipal espera solucionar com a implementação do Smart Survey, a expectativa principal é a de instalar a cobertura de rede móvel de 5G na Princesa do Sul. Posteriormente, iempregar sistemas de sinalização com código QR em atrações turísticas, melhorar a infraestrutura dos locais mais visitados e qualificar a mão de obra para atender os turistas.

O objetivo final é o colocar Aquidauana entre as cidades consideradas Destinos Turísticos Inteligentes (DT) no país. Atualmente, o grupo seleto conta com apenas 10 integrantes: Rio Branco/AC e Palmas/TO (Norte); Recife/PE e Salvador/BA (Nordeste); Campo Grande/MS e Brasília/DF (Centro-Oeste); Florianópolis/SC e Curitiba/PR (Sul); e Rio de Janeiro/RJ e Angra dos Reis/RJ (Sudeste).

A presidente do Comtur, Indiara Cabral, celebrou muito a conquista e comentou sobre a importância do projeto para a região.

“A pesquisa de demanda significa uma forma de conhecer o perfil de quem nos visita, saber por que ele procurou nossa cidade como destino e, desta forma, termos a informação necessária para direcionar investimentos de forma mais assertiva e eficiente”, explicou a titular do conselho.

Por conta da concorrência acirrada, a lista de propostas vencedoras precisou ser aumentada. “Foi muito difícil selecionar cinco destinos entre tantos outros interessantes. Por isso, acabamos abrindo mais duas vagas para as regiões Sudeste e Nordeste, de onde vieram a maioria das inscrições. Com isso esperamos disponibilizar a Smart Survey para sete destinos turísticos brasileiros”, afirmou a CEO da Smart Tour Brasil, Jucelha Carvalho. Nesta nova seletiva, Aquidauana foi a única representante do Centro-Oeste escolhida.

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, iniciativas inovadoras como essa podem ser o que o setor precisa para se reerguer após as quedas bruscas de faturamento durante a ápice de contaminações da pandemia. “A tecnologia aliada à informação é a receita ideal para a ajudar a desenvolver o turismo no país. Captar dados de maneira ágil possibilita entender a demanda turística local e estruturar ações de fomento ao turismo da região”, destacou.e

Smart Tour – A Smart Tour é uma startup de tecnologia de ponta voltada para a gestão pública do turismo, com soluções inovadoras. Por meio de sua ferramenta Smart Survey, a empresa fundada em Santa Catarina permite uma transformação dos atrativos em agentes coletores de informações, diminuindo os custos e fornecendo resultados em tempo real.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Figura querida na cidade, morre empresário José Celso Centoma

2
Policial

PRF responderá por tentativa de assassinato contra casal

3
Política

Marcos Trad anuncia cancelamento do carnaval de rua

4
Aquidauana

Das mãos de crianças, cartas escritas com palavras sinceras voam para aqueles que partiram de Covid

Informe Publicitário

Informe

Selaria União: couro e moda country você encontra aqui!

Previsão do Tempo

min22 max35

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min22 max35

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,23m
Miranda
2,79m
Paraguai
0,14m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Ao...

Gabriel Novis Neves

Só envelhece quem não morreu antes

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Leila Diniz ("UMA MULHER SOLAR") Marília Mendonça ("...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escolas Municipais

Escola CAIC Antonio Pace

Rua Felipe Orro, s/n Bairro da Exposição - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Escolas Municipais

Escola Municipal Indígena Feliciano Pio

, Distrito de Taunay - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Jornal

O Pantaneiro

XV de Agosto, 339 Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4444 (67) 99856-0000 www.opantaneiro.com.br
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo