19 de setembro de 2021
Anuncie Aqui
Soluções

Associações buscam apoio político para ajudar no turismo em meio à pandemia

A associação Visit Pantanal representa 31 empresários de seis municípios da região

24 ABR 2020 - 15h25min
Redação

Os empresários do setor de turismo da região se reuniram nesta quinta-feira (23) como deputado federal Luiz Ovando (PSL). O assunto da reunião era o de apresentar alguns pedidos e solicitar o apoio do deputado em possíveis ações que realmente possam ajudar quem vive desse mercado. A associação Visit Pantanal representa 31 empresários de Campo Grande, Bodoquena, Aquidauana, Bonito, Miranda e Corumbá. 
 
Além da Visit Pantanal, participaram da reunião: ABAV MS(Associação das Agencias de Viagens de MS) , CG destination(Convention Bureau de Campo Grande), IGR Rota Pantanal Cerrado, ABRASEL(Associação dos Bares e Restaurantes Bonito/Ms), ATRATUR (Associação dos Atrativos Turísticos de Bonito), ACERT(Associação Corumbaense das Empresas Regionais de Turismo). A reunião teve a presença de poucas pessoas respeitando as recomendações do Ministério da Saúde.

Campanha Drogaria Aquidauana Institucional - 02
Luiz Ovando (PSL) também divulgou a reunião em suas redes sociais.

Durante a reunião o deputando se apresentou ao grupo e disse ser um grande parceiro do turismo, manifestou interesse em participar da comissão do setor na câmara federal com objetivo de ajudar a fortalecer a atividade. Segundo as instituições presentes, para quem sobrevive desse setor, as medidas para recuperação econômica exigem mudanças consideradas quase impossíveis, pois a situação é única e inesperada. As solicitações são os pleitos, considerado pelos empresários, como necessários para auxiliar de fato o setor a superar esse momento. 

“A atividade turística possui uma funciona em formato de cadeia, o produto é perecível ou seja, é um setor muito sensível a fatores externos como é o caso do COVID 19, por isso precisamos de medidas extremas para sobrevivermos a crise”, destacou  a associada da Vist pantanal, nessa reunião representando também a ATUPARK, Lejania Ribeiro. Além da carta contendo as dez demandas do grupo foi entregue ao deputado federal uma cópia da carta aberta envia ao presidente Jair Bolsonaro e cópia dos ofícios com demandas do setor enviados ao ministro do turismo pelo presidente do FORNATUR.

Dentre os pedidos do grupo durante a reunião estão, a solicitação do apoio do deputado em 2 Medidas provisórias que são importantes a todo setor turístico,  a facilitação de créditos com Fundo Garantidor e com pagamento à longo prazo e que esta seja uma opção para as empresas que estejam tanto adimplentes quanto inadimplentes. 

As demandas estão sendo avaliadas para que as solicitações sejam feitas. (foto: Divulgação)

A presidente da Visit Pantanal, Cristina Moreira comentou com o deputado Ovando sobre o apoio a fundo perdido que será dado às companhias aéreas para que não quebrem são muito boas, e que ações como essas seriam interessante para os demais segmentos também. É preciso fortalecer toda a cadeia, pois um depende do outro, assim como o transporte precisa do atrativo, o atrativo precisa dele para trazer seus turistas.

O setor do turismo no Mato Grosso do Sul é responsável por grande movimentação de renda, ampla geração de empregos diretos e indiretos, por isso sua operacionalização não é fácil e nem simples e possuem altos custos fixos, e muitas das empresas não possuem capital de giro suficiente para agüentar mais um mês, por isso o grupo tem pressa no atendimento das demandas e buscar o apoio federal é considerado estratégico nesse momento. Por ter essa característica em forma de cadeia, quando uma empresa turística quebra acaba impactando também diversos outros setores e conseqüentemente diversas famílias que dependem do turismo para sobreviver.

A reunião foi tranquiça e contou com representantes de 31 empresários. Todos seguindo normas de segurança em higiente (foto: Divulgação)

Na carta aberta, a associação destaca ainda que “o turismo no Pantanal é uma das mais importantes fontes geradora de emprego e renda da região e a suspensão das atividades tem um impacto imensurável, uma vez que não temos industriais, usinas ou outras fontes de emprego”.

Para a presidente da Visit Pantanal considerou a reunião  excelente, pois o deputado Ovando fez questão de ouvir todas as instituições presentes, leu todas as demandas que estavam no oficio entregue e ele nos garantiu que iria acionar o Presidente Jair Bolsonaro na próxima semana. A presidente disse que esse é mais uma articulação feita pela instituição, se aproximando do  governo federal em defesa da classe turística, para que ela seja ouvida e atendida. “Já temos o apoio da Senadora Soraya, do deputado Federal Ovando e continuaremos buscado apoio nessas esferas para que o setor turístico seja olhado com bastante carinho e atenção por nossas lideranças nesse momento de caos”, completou Cristina Moreira.

 
 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

PM acaba com festa, apreende menores de idade bêbados e prende organizadores em Aquidauana

2
Policial

Ao verificar denúncia, polícia prende traficante e apreende drogas em Aquidauana

3
Geral

PMA desmonta acampamento de caçadores à margem do rio Apa na fronteira

4
Geral

Rapaz faz disparos na frente de PM, foge e bate contra árvore em Corumbá

Informe Publicitário

Informe

De loja nova, Soffi Cosméticos vai dar um up na sua beleza

Previsão do Tempo

min24 max41

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min24 max41

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Na...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

MUDANÇAS: APLIQUES DO DESTINO!

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Auto Elétrica/Oficinas

Auto eletrica Cruzeiro

Manoel Antonio Paes de Barros, 790 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3228
Hotéis

Hotel Portal Pantaneiro

Rua Pandiá Calógeras, 1067 Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4329 www.portalpantaneirohotel.com.br
Clubes

Lions Clube

Rodovia Aquidauana-Cera, Km 4, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3800/32412
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo