X
Turismo

Aviação: TAM mantém liderança nos mercados doméstico e internacional em novembro

A TAM registrou participação de 43,9% durante o mês de novembro e de 45,9% no acumulado de onze meses nos voos domésticos, mantendo a liderança no mercado brasileiro, de acordo com os dados divulgados hoje pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). A companhia também manteve a sua ampla liderança no segmento de linhas internacionais operadas por empresas aéreas brasileiras, com market share de 85,4% no mês passado e de 86,7% no acumulado de janeiro a novembro.


Na comparação com 2008, a companhia obteve crescimento de 0,7 ponto percentual no market share internacional em novembro e de 12,3 pontos percentuais no acumulado do ano. No mercado doméstico, houve decréscimo de 7,8 pontos percentuais no mês passado e de 4,6 pontos percentuais de janeiro a novembro, em relação aos mesmos períodos do ano passado.


A TAM alcançou em novembro crescimento de 17,6% na demanda do mercado doméstico medida em RPKs (conceito que expressa a quantidade de quilômetros voados multiplicada pelo total de passageiros pagantes transportados), na comparação com o mesmo mês de 2008, enquanto a oferta de assentos aumentou 13,2%. A taxa de ocupação (load factor) das aeronaves nos voos domésticos em novembro foi de 68,3%, 2,6 pontos percentuais superior à do mesmo período do ano passado.


Nas operações internacionais, a companhia obteve em novembro crescimento de 13% na demanda e aumentou a oferta de assentos em 7,4%, sempre na comparação com o mesmo mês do ano passado. O load factor alcançou a marca de 73,7%, 3,7 pontos percentuais acima de novembro de 2008. No último dia 1º de dezembro, a TAM passou a voar para La Paz, capital da Bolívia, 18º destino internacional atendido por voos próprios da companhia.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Política

Ex-vereador Juliano de Palmeiras anuncia pré-candidatura em Dois Irmãos Do Buriti

Candidato manteve a candidatura pelo PSDB

Economia

Inflação de março pesou menos para famílias de renda alta, aponta Ipea

Recuo de passagens aéreas ajudou a frear preços

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo