19 de setembro de 2021
Anuncie Aqui
Turismo

Bonito é o próximo destino do projeto Economia da Experiência

10 FEV 2009 - 10h00min
Turismo Gov

Balneários cristalinos, cardumes coloridos, flora silvestre do cerrado e cavernas cortadas por feixes de luz natural. Em um paraíso ecológico como Bonito (MS), turistas e aventureiros procuram algo além de contemplação: viver emoções surpreendentes do alto do rappel ao mundo subaquático.

Campanha Drogaria Aquidauana Institucional - 02

Transformar experiências ligadas à emoção em oportunidade de negócios turísticos é o foco do projeto Economia da Experiência, que chega à cidade de Bonito (MS), nesta terça-feira (10/02). No lançamento da iniciativa na região será exposto o conceito do projeto a micro e pequenos empreendedores, norteando os empresários que têm intenção de participar.


O projeto Economia da Experiência faz parte de uma política do Ministério do Turismo dedicada a consolidar redes de cooperação regional, estimulando e inovando a oferta turística local. A iniciativa é uma cooperação técnica entre o Ministério e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), sob gestão do Instituto Marca Brasil (IMB).


Em Busca de Emoção - Para a jornalista Tatiana Flores, que conhece Bonito, a viagem foi "um safári de aventuras". "Bonito é uma beleza rara no Brasil. No rappel, depois que o medo vai embora, você olha ao redor e tem uma vista espetacular. Isso faz daquele instante um momento de tranqüilidade. No rio, a flutuação na correnteza leva a uma sensação de relaxamento e liberdade", afirma.


Segundo a coordenadora geral de Segmentação do Ministério do Turismo, Rosiane Rockenbach, o projeto cria diferenciais competitivos no mercado. "O empreendedor analisa seu negócio e trabalha para que seus produtos e serviços representem uma oportunidade de qualificar ainda mais a experiência do turista no destino", afirma.


O Economia da Experiência já está em andamento na Costa do Descobrimento (BA) e na região turística da Uva e Vinho, na Serra Gaúcha (RS), onde o Ministério do Turismo aplicou a experiência-piloto. Atualmente, os empreendimentos na Bahia recebem consultoria para aplicar o conceito do projeto em produtos e serviços.


Um pouco mais avançada, a iniciativa no Rio Grande do Sul já conta com resultados concretos, como a "Caminhada da Lua Cheia". A experiência mistura informações sobre estudos e descobertas de Copérnico e Galileu ao resgate dos costumes dos imigrantes italianos da região. "Nesta caminhada de 2 km, convido o turista a pensar como a lua age no nosso dia-a-dia: o corte de cabelo, a poda das árvores, a castração de animais. No fim do roteiro, ofereço uma degustação de produtos típicos da culinária local, como queijos, salames, pães, biscoitos, tudo acompanhados por vinhos e espumantes produzidos em nossa região, que segue costumes da colonização italiana", explica o empresário Geraldo Tedesco.


As cidades de Petrópolis (RJ) e Belém (PA) serão os próximos destinos a receber o Economia da Experiência. As cerimônias de lançamento acontecem nos próximos dias 16 de fevereiro e 4 de março, respectivamente.


Seleção - Para participar do projeto, o município precisa atender aos seguintes critérios: ser um dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, um destino turístico consolidado e fazer parte de uma região de alta cooperação e densidade cultural. Entre as metas do projeto estão o aumento de novidades nos empreendimentos, a ampliação do grau de satisfação do turista e a criação de empregos e divisas.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

PM acaba com festa, apreende menores de idade bêbados e prende organizadores em Aquidauana

2
Policial

Ao verificar denúncia, polícia prende traficante e apreende drogas em Aquidauana

3
Geral

PMA desmonta acampamento de caçadores à margem do rio Apa na fronteira

4
Geral

Rapaz faz disparos na frente de PM, foge e bate contra árvore em Corumbá

Informe Publicitário

Informe

De loja nova, Soffi Cosméticos vai dar um up na sua beleza

Previsão do Tempo

min24 max41

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min24 max41

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Mais...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

MUDANÇAS: APLIQUES DO DESTINO!

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Imobiliárias

Imobiliária Barros e Reis

Rua Marechal Mallet, 685 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3062 / 324
Agências de Viagem e Operadoras

Viagens e Acampamentos

Marechal Mallet, 305 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3697 www.cabanadopescador.com.br
Médicos

Marcos Rondon Vaz de Melo

, - Aquidauana/MS (67)
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo