Para comemorar os 100 anos do nascimento de Oscar Niemeyer e o tÃtulo de Capital Americana de Cultura 2008, dado a BrasÃlia, a Secretaria de Cultura do DF realiza um grande evento na noite desta quinta-feira, na área externa do Teatro Nacional, na Esplanada dos Ministérios. Haverá batuques da Escola de Samba Ãguia Imperial da Ceilândia, cidade onde se localiza o sambódromo do DF; a alegria do grupo teatral Udi Grudi, um dos mais antigos e tradicionais de BrasÃlia; e o Bumba-Meu-Boi do Mestre Teodoro, que guarda em seu grupo as raÃzes folclóricas do cerrado.
A festa promete ser um arrastão cultural popular, saindo da Rodoviária do Plano Piloto e seguindo para o palco, onde haverá show de percussão, maracatu, música sertaneja, forró, chorinho, hip hop, samba, pagode, MPB e pop rock. Encerram a programação os cantores Mongol e Arnaldo Antunes.
Com o tÃtulo de Capital Americana da Cultura de 2008, concedido em julho último, BrasÃlia sucederá como referência cultural das Américas a cidade histórica de Cuzco (Peru), a partir de 1º de janeiro. Com isso, a capital federal terá uma grande divulgação internacional, o que deve contribuir para o aumento do fluxo turÃstico internacional e a divulgação dos valores artÃsticos e do seu patrimônio. Serão realizados em BrasÃlia filmes para os canais de televisão Discovery Channel e Antena 3, respectivamente dos Estados Unidos e da Espanha.