03 de março de 2021
Anuncie Aqui
-->
Turismo

Capital planeja ações para incentivar turismo rural

24 AGO 2007 - 09h42min
portal bonito


Campo Grande deverá ter até março de 2008 um novo projeto para o seu turismo rural. Por solicitação da Secretaria Municipal de Fomento, Agronegócio, Indústria, Comércio, Turismo, Ciência e Tecnologia, a prefeitura da Capital abriu processo licitatório para contratar uma consultoria que será responsável pela elaboração do "Plano de Desenvolvimento do Turismo Rural".


A intenção, conforme Rodolfo Vaz de Carvalho, titular da Satur, é de se criar um "projeto pioneiro e inovador para a Capital", permitindo o desenvolvimento e fortalecimento da atividade em fazendas, pousadas, chácaras e outros estabelecimentos da zona rural que já atuam no setor. "Não temos a intenção de apenas aumentar o número de propriedades rurais envolvidas com o turismo, mas de fazer o setor funcionar e permitir um bom retorno financeiro aos empresários", sustentou o secretário.


Carvalho destacou que o papel da consultoria será o de mapear os estabelecimentos que podem oferecer o serviço de forma adequada, apoiando os empresários a operarem no setor. A vencedora da licitação receberá materiais já produzidos pela Satur sobre o turismo rural na cidade, o que deve permitir a aceleração dos trabalhos. "Essa coleta de informações é uma das etapas mais demoradas, mas já está concluída, contando também com a colaboração das faculdades de Turismo da cidade", sublinhou.


O secretário lembrou que já foram realizados vários eventos enfocando o turismo rural, inclusive com a participação de autoridades da área de outras regiões do País. No dia 9 de setembro, quando será entregue o sétimo Centro de Atendimento ao Turista da Capital (na saída para Três Lagoas), a Satur também apresentará o resultado dos estudos conduzidos com as instituições de Ensino Superior sobre o setor na cidade.


Objetivos - Vaz de Carvalho ressalta que Campo Grande hoje se destaca no turismo de eventos, mas possui possibilidades para oferecer outros produtos, que funcionariam como uma alternativa a quem não pode usufruir de atrativos do Estado, como Bonito ou o Pantanal.


"Em 2005, Campo Grande teve um acréscimo de 35% no total de turistas, enquanto o fluxo reduziu em Bonito. Isso prova que não existe uma concorrência. E, justamente para quem vem à Capital e não pode ir a outros destinos do Estado, pretendemos apresentar opções nos arredores da cidade. Isso faz girar a economia e serve como uma apresentação, em proporção menor, do que o Estado tem a oferecer", explicou o secretário.


A licitação será realizada no dia 3 de setembro, às 14h, na sede da prefeitura, com o edital estando à disposição na Central de Compras e Licitações da administração municipal. Após a divulgação da vencedora e formalização do contrato, serão dados seis meses para que os levantamentos feitos pela consultoria sejam concluídos.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Vítima de acidente de trânsito em Anastácio é transferida para a Santa Casa em estado grave

2
Geral

Frustrado com carreira militar no Brasil, aquidauanense se alista na Legião Estrangeira na França

3
Geral

Professora Laura perde batalha para o câncer

4
Geral

Vítima de acidente em Anastácio segue internada e intubada na Santa Casa da capital

Vídeos

Acidente entre caminhão bitrem e moto deixa feridos em Anastácio

Acidente de trânsito em Anastácio deixa motociclista em estado grave

PF cumpriu mandados em Anastácio em investigação sobre desvio de verbas

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max34

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min23 max34

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,90m
Miranda
6,87m
Paraguai
1,45cm

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Uma...

Mariana Thomé

Políticas internas: qual a sua importância para as em...

Paulo Corrêa de Oliveira

RÁPIDAS IMPRESSÕES DE UM PEREGRINO – II

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Hospitais/Postos de Saúde

Posto de Saúde da Santa Terezinha - Centro de Saúde Dr. Cláudio Fernando Estela

R. Carlos Ferreira Bandeira, s/nº Stª Terezinha - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4027
Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Ferreira Lanches

Av. Pantaneta, S/N Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Pesqueiros

Pousada Cachoeira do Campo

Acesso a Camisão por terra, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3383-2972
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo