07 de março de 2021
Anuncie Aqui
-->
Turismo

Centro-Oeste é área de risco para turistas

2 JAN 2008 - 11h43min
midia max news

Secretário nacional adjunto de Vigilância em Saúde, Fabiano Pimenta, em entrevista na manhã deste domingo, recomendou que ninguém viaje neste fim de ano ou nas férias para áreas de cachoeiras e de matas na Região Centro-Oeste sem vacina contra febre amarela.


- Se não estiver vacinado a recomendação é que não vá, porque estará poupando a sua vida - disse Pimenta. A vacina deve ser aplicada com dez dias de antecedência, período necessário para a imunização contra o vírus.


O secretário também afirmou que a decisão de vacinar a população do Distrito Federal (DF) foi tomada preventivamente. Segundo ele, foi uma decisão conjunta entre Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do DF após uma avaliação de que a morte recente de seis macacos no setor habitacional da Arniqueira e no Parque Nacional de Brasília tem características semelhantes às de outros comprovadamente mortos pela doença no Piauí, Tocantins e Goiás.


A vacinação se dirige às pessoas que não foram imunizadas contra a febre amarela nos últimos dez anos. A Secretaria de Saúde Pública do Distrito Federal também iniciou, no entorno da cidade, o borrifo com veículos (fumacês) de veneno contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Pimenta avaliou que, neste momento, é baixo o risco de urbanização (disseminação em áreas de cidade) da febre amarela em Brasília. O secretário nacional destacou que a situação "não é de pânico", mas requer responsabilidade sanitária. "Nós não podemos esperar que aconteçam óbitos", ressaltou o técnico do Ministério da Saúde, que, pela manhã, acompanhou o trabalho de vacinação em alguns postos da cidade.


Historicamente, o Centro-Oeste é região endêmica para febre amarela, observou o secretário. Em 2000, foram registrados casos fatais na região da Chapada dos Veadeiros (GO). No Distrito Federal, acrescentou, as áreas de maior risco de incidência da doença são setores habitacionais, urbanos e rurais, que circundam o Parque Nacional de Brasília e outras localidades vizinhas de áreas de cerrado como a Arniqueira. "É muito importante que a população que reside nestes locais se vacine", advertiu.


De acordo com Pimenta, ainda não é possível concluir se os macacos encontrados mortos no DF tinham febre amarela ou não. Neste sábado, o subsecretário de Vigilância à Saúde da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Joaquim Carlos Barros Neto, disse que a doença não foi a causa da morte dos animais.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Morre 'Carlinhos Mecânico'

2
Geral

Aymoré Senna morre de Covid-19, na capital

3
Geral

Família abandona idosa na capital com comida estragada e viaja para Aquidauana

4
Geral

Assessor de Leonardo morre ao ser atingido por tiro na fazenda do cantor

Vídeos

Acidente entre caminhão bitrem e moto deixa feridos em Anastácio

Acidente de trânsito em Anastácio deixa motociclista em estado grave

PF cumpriu mandados em Anastácio em investigação sobre desvio de verbas

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max32

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min23 max32

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,89m
Miranda
5,34m
Paraguai
1,51m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

A...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

E Agora

Manoel Afonso

Amplavisão 1450 – A estranha vontade dos políticos ...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Farmácias e Drogarias

Farmácia Popular

Rua 7 de setembro, 540 e 771 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3583/1057
Clubes

CLUBE DOS MEDICOS

, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2250
Telefones Úteis

Detran

Rua Jose Alves Ribeiro, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 1187/2210
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo