Feito aconteceu no último domingo, próximo ao Rancho Pirapora
Pesca no último domingo / Arquivo pessoal
Peterson Cardoso de Oliveira, 38 anos, é pescador profissional há 4 anos, no Mato Grosso do Sul, mas foi somente no domingo, dia 6, conseguiu um feito inédito: pescar um surubim barbado, espécie considerada extremamente rara na região.
Mesmo após a captura, Peterson Cardoso ainda não sabia da importância do animal que teve em mãos. "Eu peguei o peixe às 10h38 da manhã. Só depois que postei nas minhas redes sociais, um amigo pescador me alertou sobre a raridade dele", descreve.
Ao Pantaneiro, Sete Fisgadas (apelido carinhoso conferido a Peterson) explicou que o surubim barbado é diferente dos barbados comuns. Enquanto a maioria exibe coloração prateada, o surubim barbado tem pintas espalhadas pelo corpo e a cauda rosada, o que o torna único. Ele ainda disse que a espécie pode ser capturada legalmente, desde que respeitada a medida mínima permitida.
O surubim capturado por Peterson foi devolvido por não estar na medida. "A importância de pegar um surubim barbado é não matá-lo, mas sim chamar o pessoal do ambiental ou devolvê-lo. Eu mesmo devolvi, ainda que não soubesse que era raro. Devolvi por não estar na medida. Também acredito que é importante que os outros pescadores saibam dessa informação para respeitar o peixe, que é raro”, destaca.
Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!
Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!
Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:
Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:
Instagram - @jornalopantaneiro
O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!
Eventos
Durante os três dias, também será realizado o Santo Terço, sempre às 18h15, antecedendo as missas
Não estava ferida
Animal foi devolvido à natureza após ser capturado sem ferimentos
Voltar ao topo