31 de outubro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Turismo

Como um atrativo pode compor um roteiro turístico?

16 OUT 2007 - 10h03min
fire midia

ma pesquisa realizada pelos consultores do projeto "Circuito Turístico da Costa da Mata Atlântica", uma parceria entre o Santos e Região Convention & Visitours Bureau - SRC&VB e o Sebrae-SP, já identificou mais de 386 atrativos nas cidades que integram a marca turística Costa da Mata Atlântica, a nova Baixada Santista, sendo que 262 já foram diagnosticados. "A formatação destes atrativos turísticos tem como objetivo criar formas de utilização de recursos naturais, rurais, culturais e históricos, proporcionando a criação de novos roteiros na região. Mas, para que sejam elaborados estes roteiros, trazendo o desenvolvimento de diferentes oportunidades de negócios para o turismo de baixa temporada, alguns aspectos devem ser considerados", destaca Lúcia Maria Teixeira Furlani, Presidente do Convention Bureau.


Entre os aspectos técnicos necessários para que um atrativo possa se tornar um roteiro turístico é preciso identificar a facilidade de acesso. "Um atrativo que possua sinalização apresenta maior potencial para compor um roteiro", explica Silvana Pompermayer, gerente regional do Sebrae-SP.


A sinalização interna e externa do atrativo, a presença de um guia - quando necessário - e o trabalho de monitoramento são de extrema importância, lembra Silvana. "Outros fatores relevantes para formatação do roteiro são a adequação dos horários de funcionamento na alta e na baixa temporada, o atendimento, a segurança, limpeza, opções de alimentação, hospedagem e estacionamento", afirma.


Circuito: O "Circuito Turístico da Costa da Mata Atlântica" é um projeto pioneiro no Brasil, que prevê a formatação de atrativos e a capacitação em gestão e operação técnica, a fim de fomentar o turismo na nova Baixada Santista.


O projeto é composto por ações de curto prazo e foi desenvolvido a partir doI Fórum de Desenvolvimento do Turismo Regional da Costa da Mata Atlântica, realizado em novembro de 2006 pelas duas entidades. E visa determinar e ampliar o mercado, incrementar a competitividade e promover a sustentabilidade do Sistema Produtivo do Turismo Receptivo, consolidando a Região da Costa da Mata Atlântica como destino turístico, principalmente na baixa temporada. Para tal, serão elaborados Roteiros Turísticos autônomos e conduzidos, visando o desenvolvimento de novas oportunidades de negócios.


O objetivo principal do projeto é aumentar o fluxo de turistas na região nos meses de baixa temporada. "O convênio viabilizará a concretização das propostas, entre as quais se destacam a criação de novos roteiros turísticos, o aumento do número de visitantes na baixa temporada, a elaboração de material informativo e cursos de capacitação empresarial", afirma Lúcia Maria Teixeira Furlani, presidente do Bureau. Lúcia ressalta ainda a importância do esforço conjunto entre as prefeituras, órgãos públicos e empresários da região metropolitana. "Essa parceria é resultado de todo um trabalho de união".

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Ousadia: Ladrões tentam furtar piscina de casa em reforma em Aquidauana

2
Aquidauana

Aquidauanense Thayza Nara lança música inédita em plataformas digitais

3
Policial

Guardas apreendem moto com R$ 400 mil em multas em MS

4
Anastácio

Forno superaquece e provoca incêndio em padaria de Anastácio

Vídeos

Incêndio de grandes proporções consumiu atacadista, em Campo Grande

Em mais um acidente na MS-450, bombeiros resgatam vítima das ferragens

Onça-parda é flagrada 'passeando' por bairro e assusta moradores

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min21 max31

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min21 max31

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
4,50m
Miranda
3,59m
Paraguai
(-) 24

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Nossa...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"A VIDA ÍNTIMA DE LAURA"

Manoel Afonso

Amplavisão 1432 – Você concorda com o que disse Vo...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Cacimba Sorveteria

R. Manoel Antônio Paes de Barros, 616 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6272
Farmácias e Drogarias

Farmácia Pantanal

Rua Bichara Salamene, 1633 Bairro da Serraria - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-8712
Telefones Úteis

Policia Militar - 7º BPM

João Lopes Assunção, s/nº Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2212/3241-
Ver Mais
Fale com a redação