ma pesquisa realizada pelos consultores do projeto "Circuito Turístico da Costa da Mata Atlântica", uma parceria entre o Santos e Região Convention & Visitours Bureau - SRC&VB e o Sebrae-SP, já identificou mais de 386 atrativos nas cidades que integram a marca turística Costa da Mata Atlântica, a nova Baixada Santista, sendo que 262 já foram diagnosticados. "A formatação destes atrativos turísticos tem como objetivo criar formas de utilização de recursos naturais, rurais, culturais e históricos, proporcionando a criação de novos roteiros na região. Mas, para que sejam elaborados estes roteiros, trazendo o desenvolvimento de diferentes oportunidades de negócios para o turismo de baixa temporada, alguns aspectos devem ser considerados", destaca Lúcia Maria Teixeira Furlani, Presidente do Convention Bureau.
Entre os aspectos técnicos necessários para que um atrativo possa se tornar um roteiro turístico é preciso identificar a facilidade de acesso. "Um atrativo que possua sinalização apresenta maior potencial para compor um roteiro", explica Silvana Pompermayer, gerente regional do Sebrae-SP.
A sinalização interna e externa do atrativo, a presença de um guia - quando necessário - e o trabalho de monitoramento são de extrema importância, lembra Silvana. "Outros fatores relevantes para formatação do roteiro são a adequação dos horários de funcionamento na alta e na baixa temporada, o atendimento, a segurança, limpeza, opções de alimentação, hospedagem e estacionamento", afirma.
Circuito: O "Circuito Turístico da Costa da Mata Atlântica" é um projeto pioneiro no Brasil, que prevê a formatação de atrativos e a capacitação em gestão e operação técnica, a fim de fomentar o turismo na nova Baixada Santista.
O projeto é composto por ações de curto prazo e foi desenvolvido a partir doI Fórum de Desenvolvimento do Turismo Regional da Costa da Mata Atlântica, realizado em novembro de 2006 pelas duas entidades. E visa determinar e ampliar o mercado, incrementar a competitividade e promover a sustentabilidade do Sistema Produtivo do Turismo Receptivo, consolidando a Região da Costa da Mata Atlântica como destino turístico, principalmente na baixa temporada. Para tal, serão elaborados Roteiros Turísticos autônomos e conduzidos, visando o desenvolvimento de novas oportunidades de negócios.
O objetivo principal do projeto é aumentar o fluxo de turistas na região nos meses de baixa temporada. "O convênio viabilizará a concretização das propostas, entre as quais se destacam a criação de novos roteiros turísticos, o aumento do número de visitantes na baixa temporada, a elaboração de material informativo e cursos de capacitação empresarial", afirma Lúcia Maria Teixeira Furlani, presidente do Bureau. Lúcia ressalta ainda a importância do esforço conjunto entre as prefeituras, órgãos públicos e empresários da região metropolitana. "Essa parceria é resultado de todo um trabalho de união".
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