A Instalação de Escritório de Promoção TurÃstica do Mercosul no Japão (JPMO), em março de 2005, contribuiu para o aumento de 74% do fluxo de turistas japoneses para o Brasil. Para a Argentina, esse aumento foi de 76%. O número total de japoneses que ingressam no Mercosul é de 100 mil por ano, uma meta alcançada pelo escritório.
O problema é que, a princÃpio, a iniciativa termina este ano. Por este motivo, representantes de turismo do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, estão reunidos em Tóquio para discutir a preservação do escritório, mesmo que tenham que assumir custos com logÃstica, treinamentos e instalações fÃsicas. A Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), que apóia o projeto, continuaria dando apoio integral aos programas de treinamento para agentes de viagens.
A comitiva brasileira é composta pela ministra do Turismo Marta Suplicy, a presidente da Embratur, Jeanine Pires, o presidente da São Paulo Turismo (SPTuris), Caio Luiz de Carvalho, e o mesa-tenista Hugo Hoyama, que conquistou medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos Rio.