25 de fevereiro de 2021
Anuncie Aqui
-->
Turismo

Cooperativismo popular promove inclusão social em regiões turísticas

5 OUT 2007 - 07h52min
girus

Lençóis Maranhenses (MA), Serra da Capivara (PI), Delta do Parnaíba (PI) e Jericoacoara (CE). Estas regiões com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) receberam apoio do Ministério do Turismo para o fomento do cooperativismo popular que visa à inserção de iniciativas locais na cadeia produtiva do turismo. Trata-se do Projeto de Incubação Tecnológica de Cooperativas Populares, uma parceria entre o MTur e entidades da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ITCP/COPPE - UFRJ).


O Ministério do Turismo investiu mais de R$ 2,4 milhões no projeto, que tem como finalidade fomentar as atividades econômicas da cadeia produtiva do turismo, por meio do apoio ao cooperativismo popular. Os trabalhos de execução do programa foram iniciados em 2006 em duas áreas de entorno dos Parques Nacionais da Serra da Capivara e dos Lençóis Maranhenses.


O representante da Secretaria Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Diogo Demarco, apresentou resultados do primeiro ano de implantação do projeto, em evento realizado no Ministério do Turismo, nesta quarta-feira, destacando a importância da inclusão social por meio do turismo. "Pensar iniciativas e mostrar seus resultados é importante para o setor do turismo, que cresce cada vez mais e apresenta grande dinamismo. Nem sempre os projetos proporcionam aumento da qualidade de vida e esse é o desafio para o turismo: envolver a população nesse dinamismo", afirma.


Neste ano, o projeto foi expandido para as regiões de Jericoacoara (CE) e Delta do Parnaíba (PI). No período 2007/2008 está prevista a inclusão de 10 a 12 novos destinos, em uma parceria com a Financiadora de Estudos e Pesquisas (FINEP) do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT). O investimento estimado é de R$ 6 milhões no biênio.


A metodologia de incubação busca assessorar e capacitar os cooperados com o objetivo de viabilizar a formação e a maturação do empreendimento econômico solidário. Nos Lençóis Maranhenses estão sendo incubadas cooperativas relacionadas a segmentos do turismo como os de transporte, gastronomia, guias turísticos, artesanato e hospedagem familiar. Nessa região já foram criadas quatro cooperativas e três estão em processo de formalização. Em um ano de trabalho, houve um aumento de 8% na renda familiar das pessoas que participam dessas cooperativas.


Trabalhos intensos de sensibilização com objetivo de incentivar iniciativas locais foram feitos na região da Serra da Capivara, onde a renda média familiar subiu 62% após a implementação das cooperativas. Estão em processo de implementação no local 6 cooperativas: 3 de artesanato, 2 de gastronomia e 1 de produção artesanal de produtos de limpeza. Outro resultado obtido foi a junção dessas entidades na formação de lojas que vendem os produtos por elas produzidos. Já existem três em funcionamento e a quarta será inaugurada ainda neste ano.


O foco do programa é o desenvolvimento local de regiões turísticas de baixo IDH por meio da inserção de iniciativas locais, que normalmente não teriam acesso ao mercado sem a intervenção pública. Além disso, o projeto se apropria de tendências atuais do turismo, principalmente do fato de que os turistas, principalmente os estrangeiros, demandam cada vez mais produtos autênticos, produzidos com matéria-prima e mão-de-obra locais. O projeto auxilia também no resgate da cultura tradicional, ao permitir a inserção de produtos e serviços produzidos localmente na cadeia produtiva do turismo.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Homem sai com adolescente de 13 anos e vai preso por estupro de vulnerável

2
Geral

Vídeo: caminhão da prefeitura que carregava trator tomba na BR-262

3
Anastácio

Médico veterinário, Adauto Mendes morre vítima de coronavírus em Campo Grande

4
Policial

Ladrão invade pelotão da Polícia Militar e rouba viatura em MS

Vídeos

Pensa no Susto Moradora encontra sucuri escondida no quintal de casa

Chuva forte alaga entrada do município de Anastácio/MS

Acidente entre duas motos deixa jovem de 21 anos ferida em Corumbá

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max36

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min23 max36

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,90m
Miranda
6,87m
Paraguai
1,45cm

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Quando...

Paulo Corrêa de Oliveira

RÁPIDAS IMPRESSÕES DE UM PEREGRINO – II

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

CAPITU

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Flavio Arima - Ortopedista

Rua Duque de Caxias, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-8727
Restaurantes

Joinha Restaurante e Pizzaria

Rua Antonio João, 443 Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 5754
Decorações

Tainha Decorações

Rua Duque de Caxias, 1937 Alto - 79200000 Aquidauana/MS (67) 3241-3197 / 324
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo