Embratur aproveitará megaevento para reforçar o trabalho de promoção do Brasil no exterior. Ação começa em novembro, durante feira de turismo na Inglaterra, com participação do jogador Denilson
O Brasil deve receber 500 mil turistas estrangeiros a mais durante a Copa do Mundo, em 2014. A estimativa é do Ministério do Turismo que, por meio da Embratur, aproveitará o anúncio do paÃs como sede do evento para reforçar o trabalho de promoção da imagem do Brasil no exterior.
"O Brasil é conhecido e respeitado mundialmente por seu futebol. Nada mais natural do que aproveitar esta oportunidade para mostrar ao mundo que temos todas as condições de receber eventos de grande porte e reforçar a divulgação das atrações do Brasil mundo afora", declarou a presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Jeanine Pires, após o anúncio oficial da Fifa nesta terça-feira (30), em Zurique, na SuÃça, de que o paÃs realizará o campeonato.
Uma das estratégias da Embratur é fazer um trabalho ofensivo de divulgação no exterior, aliando roteiros turÃsticos à realização da Copa. "Temos um bom perÃodo, até 2014, para fazer o trabalho necessário", afirma.
A promoção do Brasil como paÃs-sede da Copa do Mundo, porém, começa desde já. Exemplo disso é a participação da Embratur no World Travel Market (WTM), uma das maiores feiras internacionais de turismo do mundo, que será realizada de 12 a 15 de novembro, em Londres, na Inglaterra.
Na ocasião, operadores e agentes de viagens ingleses serão recebidos em um coquetel no estande do Brasil com a presença do jogador Denilson, brasileiro que joga no time inglês Arsenal.
Turismo cresce, economia esquenta
Estudo feito pela Embratur estima que em 2010 cerca de 7,9 milhões de estrangeiros venham ao Brasil - contra 5 milhões em 2006. "O incremento de 500 mil turistas a mais durante um único evento vai, sem dúvida, movimentar a economia do paÃs". Cada turista estrangeiro que visita o Brasil em eventos gasta, em média, US$ 112,34 por dia.