Corumbá participa da Feira Internacional e 1º Salão de Turismo de Mato Grosso do Sul, de 18 a 22 de outubro, em Campo Grande, apresentando atrativos turÃsticos, cultura e gastronomia. O estande da cidade também mostrará como a Capital do Pantanal se prepara para tornar-se um dos destinos mais qualificados do Brasil Central.
Entre os 60 municÃpios brasileiros classificados como pólos turÃsticos
pelo Ministério do Turismo, Corumbá vem diversificando seus atrativos
desde o inÃcio da administração Ruiter Cunha de Oliveira, acrescentando à pesca esportiva, atividade hoje consolidada, roteiros de natureza, cultura, história e eventos. Em 2008, a cidade também se qualifica para o turismo de negócios, com a conclusão do Centro de Convenções.
Segundo o secretário-executivo de Turismo, Carlos Porto, o evento em Campo Grande é uma oportunidade para Corumbá "colocar na vitrine" esses novos produtos e apresentar os investimentos que estão sendo priorizados na infra-estrutura turÃstica, em sinalização e serviços. Os recursos são próprios e provenientes do Governo Federal.
"Temos uma diversidade de atrativos tão próxima da Capital que, às vezes, o campo-grandense não conhece", disse o secretário. "Temos água, Estrada Parque, um calendário com seis grandes eventos anuais, uma rica gastronomia, um dos mais expressivos artesanatos e ainda somos uma cidade histórica, de 229 anos", disse.
O fortalecimento do turismo local começa a atrair operadoras de outros
estados, que estão trazendo turistas para a região. Para Porto, o Salão de Turismo será uma demonstração dessa nova tendência de mercado, com rodadas internacionais de negócios. Também serão comercializados pacotes pela empresa Oliver Tur.