A poesia e a cultura pantaneiras terão lugar de destaque no 40º Festival de BrasÃlia do Cinema Brasileiro - Mostra Centro-Oeste, que começou na última terça-feira (20) e vai até o dia 27 de novembro.
Nesta sexta-feira (23) serão exibidos no Cine BrasÃlia três curtas-metragens produzidos em Mato Grosso do Sul, sendo que dois deles trazem como cenário Corumbá, o Pantanal e suas riquezas. Os curtas selecionados para a mostra foram: Paralelos, Caramujo Flor e Dois Tons.
A mostra, que é um dos eventos mais importantes do segmento, reúne cineastas, produtores, professores e pesquisadores e tem como objetivo a valorização da produção cinematográfica nacional.
Com direção de Alexandre Basso, Paralelos conta à história de Pedro, um garoto de 10 anos, que viveu o auge e o declÃnio do trem de passageiros na antiga Ferrovia Noroeste do Brasil, o "Trem do Pantanal". As filmagens foram realizadas no trecho que vai de Piraputanga a Corumbá. A obra garante imagens extremamente ricas e diferenciadas, ressaltando os tons da natureza do Pantanal.
Caramujo é um poema visual exibido pela primeira vez pela TVE Regional em 1989, quando transformada em geradora. O filme traz o itinerário da poesia de Manoel de Barros através de uma colagem de fragmentos sonoros e visuais. No elenco, Ney Matogrosso, Rubens Correa, Aracy Balabanian, Almir Sater e Tetê EspÃndola. Produção de 1988, direção de Joel Pizzini.
O curta dirigido pelo douradense Caetano Gottardi se baseia na vida de um garoto que mora numa região rural do Brasil e nela vive a música e o amor, passando por algumas perdas e descobertas em sua pacata e solitária vida.