28 de setembro de 2021
Anuncie Aqui
Turismo

Cultura caiçara é o mais novo produto turístico do litoral do Paraná

23 JAN 2009 - 14h52min
revista hotelaria

Depois de dois anos de preparação, planejamento e muitos cursos de qualificação profissional, o litoral do Paraná ganha um novo roteiro turístico. O Roteiro Eco-Cultural pela Comunidade Guaraguaçu apresenta a cultura caiçara com originalidade e bastante realismo. "Estamos nos preparando há bastante tempo. Nosso objetivo é fortalecer a região economicamente, mantendo o máximo possível sua preservação", explica Francisca Kaminski, secretária de turismo de Pontal do Paraná.

View Energy - Setembro21_09

Localizada no município de Pontal do Paraná, na PR-407, entre Praia de Leste e Paranaguá, a Comunidade Guaraguaçu é a mais antiga de Pontal. É abastecida pelo Rio Guaraguaçu, de onde a comunidade retira seu sustento por meio da pesca, enquanto o turista aproveita a estrutura das marinas locais para fazer passeios de barco e praticar a pesca esportiva.


O Roteiro Eco-Cultural é realizado todos os sábados. Começa na Casa da Cultura, no Balneário de Ipanema, onde os visitantes recebem informações sobre a região e a importância da preservação ambiental e cultural. De van, com guia, um grupo de até 12 pessoas segue até a comunidade indígena guarani M´byà, onde é possível conhecer a cultura local e comprar artesanato produzido pelos índios. A pé, numa caminhada de aproximadamente 25 minutos, o grupo segue até o Sítio Arqueológico "Sambaqui do Guaraguaçu". A caminhada, tranquila e agradável, é feita por uma trilha cujo caminho é protegido pela copa de grandes árvores que, unidas, revelam uma paisagem única.


Tombado pelo Patrimônio Natural da Secretaria de Estado da Cultura, o Sítio Sambaqui resguarda a história da comunidade sambaquiba, que viveu no Guaraguaçu há 4.200 anos. É formado por conchas e detritos deixados por eles. No local, também eram enterrados os mortos, o que transforma o Sítio em uma importante fonte para pesquisas e muito procurado por arqueólogos, professores e estudantes. Lá também está o Forno de Caieiras, equipamento antigamente utilizado para queimar conchas e detritos e produzir a cal utilizada nas construções do município de Paranaguá.


Na sequência, o grupo segue para a parte rural da comunidade, formada por pescadores que vivem ainda de forma rústica, com seus casebres e panelas de barro. No local é servido o Café Colonial Caiçara, onde é possível degustar delícias da gastronomia como o bolo de aipim, bolo de banana e a torta de peixe defumado.


O passeio é realizado de van, todos os sábados e custa R$ 15,00 por pessoa, incluindo o Café Colonial Caiçara. A saída da Casa de Cultura de Ipanema é às 13:30 e o retorno é às 18:00 horas, para o mesmo local. As reservas podem ser feitas pelo fone (41) 3975-3102, mas quem pretende fazer o roteiro deve se apressar. As vagas são limitadas a 12 pessoas por sábado.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Vítima de um câncer, morre professora aquidauanense Nara Ortencia

2
Policial

Homem perde a vida ao atravessar Rio Miranda a nado

3
Aquidauana

Princípio de incêndio interdita Ponte Velha em Aquidauana

4
Policial

Policiais civis deflagram segunda fase da operação e prendem mais um envolvido

Informe Publicitário

Informe

Restaurante Pira passa por reforma e já volta no dia 1º

Previsão do Tempo

min24 max37

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min24 max37

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Mais...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

AI de ti, AQUIDAUANA!

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Heraldo Alan K. J. de Paula - Radiologista

Rua Duque de Caxias, 645 Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2279
Pesqueiros

Pesqueiro do Ely - Camisão

Distrito de Camisão, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3235-1047/8403-
Escolas Estaduais

Escola Estadual Felipe Orro

Rua Carlos pereira Bandeira, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 1206
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo