16 de janeiro de 2021
Anuncie Aqui
-->
Turismo

Dicas do turismo rural em Mato Grosso do Sul

3 JAN 2008 - 10h32min
campo grande news

O turismo rural é uma atividade recente em Mato Grosso do Sul. Mesmo a passos lentos o setor tem evoluído e já apresenta boas alternativas aos turistas em algumas regiões do Estado, especialmente no Pantanal com suas fazendas de pecuária que abriram as porteiras para acolher visitantes. Na maioria das propriedades, é a própria família que recebe os hóspedes interessados em fugir da rotina estressante da cidade e conhecer roteiros ecológicos.


Num cenário onde a valorização do desenvolvimento sustentável reflete em todos os âmbitos da atividade produtiva relacionada com a utilização dos nossos recursos naturais, só recentemente os produtores rurais de Mato Grosso do Sul começaram a manifestar interesse pela modalidade turística, como alternativa de diversificação econômica. Ainda há muito a ser feito, desde investimentos em infra-estrutura, divulgação, articulação e conscientização dos proprietários sobre os benefícios do turismo rural aos seus negócios. Veja a seguir algumas dicas de onde curtir a vida no campo em terras pantaneiras.


Em Miranda, a fazenda Baía Grande, referência tradicional da criação de gado nelore, a 224 Km de Campo Grande, tem uma programação cheia de atrativos para os visitantes, do primeiro ao último dia. Prevê cavalgada para acompanhar o trabalho com o gado, ordenha, trilhas na mata, passarela das queixadas, roda de tereré, visita aos galpões de arreios e de fazer ração, comida típica, contemplação da flora e fauna da região, passeios de canoas canadenses e a cavalo, pesca e solta de piranhas e observação no mirante e pôr-do-sol.


Formada por 30 hectares de água do Rio Miranda, a fazenda Baía Grande é uma boa dica para a observação jacarés e pássaros da região, como o urutau, espécie hábil na arte do disfarce. De cor acinzentada, com um canto triste, geralmente fica no alto dos troncos secos. Observá-lo é sempre um agradável desafio, a começar pela sua localização no tronco.


A fazenda Boca da Onça, localizada na Serra da Bodoquena, a 300 km de Campo Grande e a 55 km de Bonito, é um bom exemplo de destino do turismo rural em Mato Grosso do Sul desde que foi aberta aos visitantes em 2001. Verdadeiro paraíso ecológico, a fazenda oferece como cartão de visita a maior cachoeira do Estado com 156m de altura, o equivalente a um prédio de 50 andares. Lá, ao gosto de quem prefere radicalizar, é possível fazer rapel no mirante da Serra da Bodoquena, uma plataforma de 34 metros que se projeta sobre o abismo do cânion do Rio Salobra.

A descida é feita de um paredão vertical de 90 metros de altura sem apoio dos pés nas rochas. Os não-iniciados precisam antes passar por um treinamento. O prêmio para quem topa o desafio é o banho na cachoeira Boca do Onça e no Salobra. Outra boa alternativa na fazenda é a trilha de 2.780m por um percurso de árvores de lei e cachoeiras. O passeio começa bem cedo e termina no almoço servido em fogão a lenha. Ao lado do restaurante, o toque exótico fica por conta da piscina de água corrente com cardumes de peixes da região.


Já na fazenda San Francisco um dos atrativos é a onça pintada, alvo de interesse da maioria dos turistas que lá desembarcam. Localizada a 236 km de Campo Grande, a fazenda tem como base o cultivo de arroz irrigado e a criação de gado nelore e pardo suíços. Lá é desenvolvido o projeto de pesquisa Gadonça, com o objetivo de estudar a relação entre o gado doméstico e as onças-pintadas e pardas. Por conta dessa ação, 14 onças circulam pela região equipadas com rádios-colares.


Serviços:


Para chegar a fazenda Baía Grande a partir de Campo Grande é preciso pegar a BR 262 sentido Aquidauana e Miranda. Chegando no trevo de Miranda, entra na cidade, segue em frente até o posto Jóia, depois vira a esquerda e segue até acabar o asfalto, onde se observa a primeira placa indicando a Baía Grande. Desse ponto em diante começa a estrada de terra com 20 km até a propriedade.Mais informações pelo site www.fazendabaiagrande.com.br


O acesso rodoviário a fazenda Santa Francisco a partir de Campo Grande é pela BR 262. A propriedade está localizada a 36 km do município de Miranda, sentido Corumbá. Mais informações pelo site www.fazendasanfrancisco.tur.br.


A partir de Campo Grande o acesso a fazenda Boca da Onça é pela BR-262 até Miranda  e pela MS-339 até Bodoquena, de onde são mais 34 km pela MS-178 e estradas internas da fazenda. Website: www.bocadaonca.com.br.


A bagagem ideal de quem deseja realizar passeios rurais deve conter camiseta, camisa de manga longa, calça comprida, boné (ou chapéu), tênis ou botina, repelente e protetor solar, máquina fotográfica ou filmadora.


É importante não fumar durante os passeios nem deixar lixo, como papel de bala, chicletes, cigarros, etc. Sempre obedecer aos guias locais, pois eles conhecem profundamente a região.


A Agência Ar, em Campo Grande, tem pacotes para o Pantanal que incluem roteiros, passeios e diferentes opções de hospedagem em fazendas. Website: www.agenciaar.com.br. Tetefone: 67 - 3326 8066.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Polícia fecha boca de fumo e encontra droga na calcinha de traficante em Aquidauana

2
Aquidauana

Bolsa Família itinerante inicia atendimento em Aquidauana

3
Aquidauana

Idosos de 78 e 88 anos são novas vítimas do coronavírus em Aquidauana

4
Aquidauana

Estilo rústico de Lucimeire e Fabiano se fez presente até no ensaio de revelação do bebê

Vídeos

Temporal durante a madrugada causa alagamentos e deixa moradores ilhados em Corumbá

Tata Werneck responde fã que comparou Aquidauana a ''Aquidauanus'' no instagram

Marca P Remates realiza 1° leilão de corte de 2021

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max30

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min23 max30

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,20m
Miranda
2,81m
Paraguai
0,64cm

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Solidão, Solidariedade, Solicitude

Valdemir Gomes

Sei...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: NÃO HÁ LUGAR PARA TODOS NO PÓ...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pousadas

Pousada dos Monteiros

Nhecolândia acesso pela Estrada do Taboco, - 79200-000 Aquidauana/MS (55) (67) 3324-8237/ www.pousadadosmonteiros.com.br
Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Snooker Center Bar

Rua Marechal Mallet, s/n Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6161 / 991
Farmácias e Drogarias

Farmácia Marialva

Rua Estevão Alves Correa, 2097 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 4526/3992
Ver Mais
Supermercado Seriema 16/01/2021
Fale com a redação