O 'melhor destino'. Este é o tÃtulo que oito mil votos holandeses conferiram ao Brasil durante a feira Vakantibeurs 2008, em Ultrecht, na Holanda. Foram seis mil votos na internet, e outros dois mil durante a feira, que deram ao paÃs o tÃtulo de "Coolest Destination" - o 'Melhor destino' em tradução livre. Durante os quatro dias de evento, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) promoveu o paÃs como destino turÃstico de qualidade e com grande potencial de receptivo para os turistas holandeses. Para tanto, a Embratur ofereceu cinco apresentações diárias de capoeira, forró e lambada, além de um estande com distribuição de caipirinhas.
A executiva do Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) da Alemanha, Karin Luize de Carvalho, representante da Embratur no encontro, comemorou a premiação. "Quando começamos a trabalhar o mercado Holandês, o Brasil era visto como um destino apenas para Sol e Praia. Hoje há diversificação. Não é um destino apenas para vôos charter".
Karin Carvalho celebrou também "o resultado das ações promocionais e educativas realizadas pela Embratur nos últimos anos no mercado holandês, que conseguiram fazer com que grandes operadoras como, por exemplo, a Kuoni e a Fox Vakanties viessem trabalhar em maior escala destinos muitas vezes considerados alvo apenas de catálogos especializados ou de alto padrão".
O Nordeste também figura como uma região com grande potencial turÃstico para os holandeses. "Nossa presença na feira, pelos inúmeros contatos com os operadores locais, evidenciou um potencial de vendas do produto Brasil imenso", destacou Emilia Salvador Silva, presidente Bahiatursa. "O interesse do público da Holanda em suas raÃzes histórico-culturais do Nordeste também é um fator determinante na escolha desse mercado como prioritário para nós", completou o Secretário de Turismo de João Pessoa, Elzário Júnior.
Para Karin Carvalho a queda da oferta de assentos, resultado da diminuição do fluxo aéreo internacional, não prejudicou o fluxo de visitantes holandeses no Brasil. "A representatividade dos produtos turÃsticos brasileiros na Holanda é cada vez maior. Apesar dos problemas enfrentados em 2007, com a diminuição do fluxo aéreo internacional e doméstico para o Brasil, houve aumento do número de operadoras que trabalham com o paÃs, retomada dos que haviam interrompido seus programas, assim como a diversificação dos produtos operados", argumentou. E é justamente a oferta internacional de assentos o que pode garantir a continuidade de crescimento do mercado, segundo Thierry Curey, executivo do escritório da TAM Paris. Para ele, "apenas com o aumento do fluxo aéreo na região será possÃvel explorar com maior segurança e sucesso esse mercado tão promissor".
Karin Carvalho anunciou também a realização, em setembro, no Brasil, de um evento automobilÃstico da operadora Sapa Pana, que fará um circuito pela Amazônia Brasileira, seguindo depois para a Patagônia. "Serão 30 conversÃveis de luxo, incluindo porsches, dirigidos por pilotos e outros atores famosos holandeses", disse.
Holandeses no Brasil
Rio de Janeiro, São Paulo e Foz do Iguaçu são os destinos mais visitados por holandeses que vêm ao Brasil a lazer. Quase metade dos holandeses que visitam o paÃs vem em busca de sol e praia, permanece uma média de 17.8 dias e gasta US$84,8 diariamente em viagens de lazer.