28 de novembro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Turismo

Embratur investe na parceria com estados

19 OUT 2007 - 08h22min
embratur

Definir estratégias de atuação conjunta para aquecer o mercado do turismo internacional no Brasil foi objetivo do seminário que a Embratur realizou nos dias 16 e 17 de outubro, em Brasília. Mais de 50 representantes do setor de secretarias e orgãos estaduais de turismo e de Convention & Visitors Bureaux de todas as regiões do país participaram do encontro.


"Estamos aqui para ouvir sugestões que possam contribuir para a melhoria do trabalho da Embratur e para o fortalecimento das parcerias com o estados", ressaltou a presidente do Instituto, Jeanine Pires, na abertura do evento.


Segundo a presidente, a Embratur defende o esforço compartilhado para impulsionar a posição do Brasil na preferência dos turistas estrangeiros. "É papel da Embratur coordenar as ações com o segmento internacional", afirmou Jeanine, destacando, no entanto, a autonomia dos estados para o desenvolvimento de projetos nessa área.


Durante os dois dias, a Embratur apresentou metas e resultados alcançados por meio do Plano Aquarela - Marketing Turístico Internacional. De acordo com Cibele Hoisel, assessora da presidência da Embratur, a primeira etapa do Plano, executada de 2003 a 2007, teve o objetivo de realizar um diagnóstico do setor. "Antes de mais nada, precisávamos saber quem eram e o que pensavam nossos consumidores", disse.


Foram as pesquisas de opinião que indicaram as diretrizes para a segunda fase do Aquarela, vigente até 2010. Nesse sentido, a Embratur identificou 24 mercados prioritários para a aplicação de investimentos, respeitando critérios como acessibilidade, o gasto médio e a permanência do turista, além do seu potencial de consumo no país.


Os questionários também apontaram os principais segmentos de interesse do consumidor estrangeiro, classificados como Sol e Praia; Ecoturismo; Negócios e Eventos, Cultura e Esporte. Com esse panorama, a Embratur mudou suas ações táticas. "Agora, nossa agenda não é mais estruturada por programas, mas por mercados", reforçou Jeanine.


De olho em 2008
Seguindo essa nova lógica, orientada por estratégias de médio e longo prazo, a equipe da Embratur explicou regras para participar da seleção pública de projetos e indicou os principais procedimentos para agilizar a assinatura de convênios. Além disso, as diretorias lembraram datas importantes comemoradas no próximo ano, como o aniversário de 100 anos da migração japonesa para o Brasil e dos 50 anos da Bossa Nova. Para o Instituto, eventos como esses devem ser encarados como oportunidades. Outro requisito para o sucesso das atividades é o planejamento prévio.


A representante da secretaria de Turismo do Piauí, Ermínia Medeiros, concorda. "Até esse seminário, participar de alguma feira internacional parecia inatingível para o Piauí. Agora já sabemos que se a gente planejar nossas ações para 2008 não será tão difícil".


Para Omar Lins Canavarros, superintendente do Convention Bureaux de Cuiabá, o seminário foi fundamental para esclarecer a função de cada diretoria da Embratur. "Depois desse encontro, saberemos a quem recorrer de acordo com nossas demandas", avaliou Omar. "Reuniões como essa facilitam o relacionamento e o acesso aos programas da Embratur, principalmente para os estados menores, como o meu", completou.


Além da presidência, participaram do seminário as diretorias de Turismo de Lazer e Incentivos, Marketing, Turismo de Negócios e Eventos e Financeira, além da Assessoria de Comunicação.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Vídeo: Marido de aquidauanense é arremessado em acidente na Capital e morre

2
Geral

Polícia Militar publica nota de pesar após morte de subtenente causada pelo coronavírus

3
Anastácio

Com ajuda de menores, homem buscava droga na Capital para revender em Anastácio e Aquidauana

4
Política

Justiça manda prender ex-vereador envolvido em escândalo de exploração sexual

Vídeos

Vídeo de princípio de incêndio na Gruta de Piraputanga viraliza

Carga de carvão tomba e cai de carreta no trevo da BR-262, em Anastácio

Acidente entre carro e caminhonete mata homem carbonizado

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min24 max38

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min24 max38

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,59m
Miranda
4,06m
Palmeiras
1,81m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"ESTOU NAQUELES..."

Valdemir Gomes

Mais...

Mariana Thomé

Saneamento básico: um privilégio ou uma realidade dis...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Advocacia

Dr. Douglas Melo Figueiredo

Rua Manoel Antonio Paes de Barros, 415 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4900
Auto Elétrica/Oficinas

Auto elétrica Mato Grosso

Duque de Caxias, 953 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2179
Médicos

Nelson Andrade Quelho - Cardiologista

Rua Pandiá Calógeras, 242 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3000
Ver Mais
Supermercado Siriema
Fale com a redação