A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) convocou os executivos dos nove EBTs (Escritórios Brasileiros de Turismo) no exterior para uma semana de planejamento estratégico de suas ações para 2008. O encontro, que teve inÃcio na segunda-feira (10), acontece até hoje (14) na sede do Instituto, em BrasÃlia (DF). Os profissionais continuam no Brasil para participar do seminário de planejamento estratégico da Embratur, que será realizado nos dias 17 e 18.
Durante o seminário dos EBTs houve a apresentação de resultados alcançados em 2007 e expectativas para 2008. Foram abordados temas como as caracterÃsticas de cada mercado, suas oportunidades e riscos. Também foram apontados, pelos executivos, cases de sucesso de ações realizadas este ano.
Toda a diretoria e coordenação da Embratur participa do encontro. Para a coordenadora dos EBT's, Jaqueline Gil, "o seminário é válido para realizar não apenas o balanço e avaliação de atividades como para a elaboração de novas estratégias com maior embasamento técnico".
Os EBTs seguem recomendações do Plano Aquarela - Marketing TurÃstico Internacional, que orienta o trabalho por mercado, considerando suas caracterÃsticas e peculiaridades. Nesse sentido, o seminário se caracteriza como uma ferramenta importante para refinar o trabalho de promoção a partir da experiência acumulada pelos executivos nos seus respectivos paÃses de atuação.
Portugal, Alemanha, Espanha, Reino Unido, França, Itália, Japão, Estados Unidos (costas Oeste e Leste) e América do Sul são os mercados onde os escritórios estão presentes. Eles são unidades avançadas de promoção, marketing e apoio à comercialização dos produtos, serviços e destinos turÃsticos brasileiros no exterior.
Resultados 2007
Até novembro deste ano, os EBT's realizaram diversas ações:
1281 reuniões com o trade internacional; 32 Caravanas Brasil (famtour com operadores estrangeiros); 56 road shows; participação em 65 feiras, entre outras atividades.
Entre os treinamentos, foram contabilizados, 34 workshops para mais de 2.500 pessoas, além de 37 treinamentos online Agente de Viagens Especialista em Brasil, que contou com a participação de cerca de 1.400 profissionais.
Todas as ações reforçam a promoção do Brasil, pela presença permanente dos EBTs nos mercados, contribuindo para consolidar o PaÃs como um destino turÃstico internacional competitivo. Prova disso, foram as 270 matérias geradas por mÃdia espontânea no exterior neste ano, que juntas somam 704 páginas.