28 de janeiro de 2021
Anuncie Aqui
-->
Turismo

Estado estrutura um programa de biodiversidade para MS

21 DEZ 2007 - 09h18min
portal bonito

O governo do Estado, por meio da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sucitec), estruturou um programa de biodiversidade para Mato Grosso do Sul. O principal objetivo deste programa é caracterizar a biodiversidade do Cerrado e Pantanal Sul-Mato-Grossense e dar suporte científico para sua conservação, potencial econômico e utilização sustentável. O nome escolhido foi o Programa Biota - MS.


O Biota - MS é um programa de pesquisas em caracterização, conservação e uso sustentável da biodiversidade sul-mato-grossense. Ele tem a finalidade de sistematizar a coleta, organizar e disseminar informações sobre a biodiversidade do Estado. "A metodologia do programa compreende duas etapas. A primeira refere-se ao tratamento de dados detalhada e a segunda aos inventários específicos, a ser detalhada na fase de implementação de cada projeto temático", explicou o superintendente de ciência e tecnologia, José Sabino. O Programa está contemplado no PPA-2008/2011 e no Orçamento do Governo de Mato Grosso do Sul.


Espera-se com o Programa Biota - MS os seguintes resultados:


· Consolidação da infra-estrutura de coleções e acervos em museus, herbários, jardins botânicos, zoológicos, bancos de germoplasma etc., equiparando-os a padrões internacionais quanto a tamanho de acervo; qualidade da manutenção e organização; informatização; curadoria; realização de exposições; divulgação e produção de publicações; designação de pelo menos uma coleção de referência para cada grupo de organismos.


· Informatização de todos os acervos e coleções científicas do Estado, e estabelecimento de uma rede de informação em biodiversidade entre todas as instituições envolvidas com a pesquisa e conservação de biodiversidade no Estado.


· Adequação e disponibilização de bases cartográficas e imagens para subsidiar pesquisas em biodiversidade.


· Consolidação da infra-estrutura e serviços de apoio para pesquisa das Unidades de Conservação.


· Dotar as Unidades de Conservação do Estado do conhecimento sobre a biodiversidade necessário para seu manejo adequado.


· Produção e divulgação de check-lists de toda a biota conhecida do Estado.


· Produção de chaves de identificação, catálogos e monografias de revisão, e sua publicação impressa e/ou eletrônico para os grupos taxonômicos melhor conhecidos.


· Avaliação da representatividade das Unidades de Conservação existentes no Estado e identificação de áreas prioritárias para a ampliação ou o estabelecimento de novas Unidades de Conservação.


· Desenvolvimento de inventários e estudos para preencher lacunas de conhecimento, taxonômicas e geográficas, sobre a diversidade biológica do Estado.


· Desenvolvimento de projetos de pesquisa para o entendimento da organização espacial e temporal da diversidade biológica, e dos processos que afetam sua manutenção.


· Desenvolvimento de estudos comparativos e retrospectivos para estimar perdas de biodiversidade no Estado, tanto de espécies como de hábitats e ecossistemas.


· Desenvolvimento de projetos especiais sobre problemas ostensivos que afetam a conservação da biodiversidade no Estado, tais como os efeitos e conseqüências da fragmentação ambiental sobre a biodiversidade.


· Desenvolvimento de projetos experimentais e comparativos sobre impacto ambiental, tais como estudos no padrão antes e depois, controle e impacto; utilizando-os para monitorar as conseqüências de obras e projetos ambientais e para estabelecer padrões de referência para avaliação de impacto ambiental no tocante à diversidade biológica.


· Desenvolvimento de projetos piloto de bioprospecção, com facilidades de interação com outros programas com interesses semelhantes ou correlatos.


· Desenvolvimento de padrões, rotinas e infra-estrutura para atender a demandas de depósito legal.


· Aumento do número de taxonomistas no Estado de acordo com a extensão da biota do Estado e com a crescente demanda de serviços.


· Formação de recursos humanos - nível médio e superior - em áreas básicas para subsidiar o estudo da biodiversidade.


· Promoção de cursos especiais intensivos em taxonomia; em métodos de coleta e inventários; em métodos de análise etc.


· Incentivo ao desenvolvimento de profissionais em novas áreas de conhecimento ou em novas interfaces, tais como bioinformática ou como a aplicação de sistemas geográficos de informação à biologia.


· Aumento do número e adequação da duração de bolsas, especialmente as de apoio técnico, de recém-doutor e de jovem pesquisador, conforme a demanda específica do programa.


· Aumento do contingente de profissionais contratados em todos os níveis nos órgãos de pesquisa e ensino e Unidades de Conservação.


· Firmar acordos e compromissos institucionais que garantam o engajamento e a continuidade de projetos de pesquisa, organização e manutenção de acervos.


· Criação e montagem de exposições didáticas sobre biodiversidade.


Produção de materiais de divulgação e apoio ao ensino, tais como guias de campo e guias de identificação.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Após divulgar notas de falecimento na cidade, dona Vicentina gravou a divulgação da própria morte

2
Geral

Aquidauana amanhece sem serviços de telefonia móvel da claro

3
Policial

PRF apreende cerca de R$ 3 milhões escondidos com passageiro de ônibus em MS

4
Anastácio

Anastácio registra morte de idosa de 70 anos por coronavírus

Vídeos

Após chuvas, árvore cai em cima do telhado de residência em Corumbá

Com período chuvoso intenso, rio Aquidauana sobe e chega a 5 metros

Após acidente de trânsito envolvendo carro e moto, vítima é levada para pronto socorro

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min24 max34

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min24 max34

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
5,64m
Miranda
7,46m
Paraguai
1,26cm

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

A...

Mariana Thomé

Corrupção nas empresas: o que o compliance tem a ofer...

Raquel Anderson

Dialeto caipira, uma maravilha!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Laudison P. Lara Spada - Clinico Geral e Ginecologista

Rua Manoel A. da Costa, 630 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3438
Transportes

Viação ANDORINHA

Rua Estevão Alves Corrêa, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2158/241 1
Auto Elétrica/Oficinas

J Pneus e Escapamentos

Rua Manoel Antônio Paes de Barros, 987 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3726 / Fax
Ver Mais
Fale com a redação