25 de novembro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Turismo

Exposição de jacarés vivos faz a alegria dos estudantes

23 OUT 2007 - 09h15min
portal bonito

Centenas de crianças, estudantes do ensino fundamental de escolas privadas e públicas de Campo Grande/MS, disputaram espaço na manhã e tarde desta segunda-feira (22.10) para ver, tocar e acariciar os jacarés vivos que durante cinco dias chamou atenção do público da Feira Internacional e 1º Salão de Turismo de Mato Grosso do Sul, realizado no Centro de Exposições Albano Franco. Os animais integram o único criatório de jacarés-do-pantanal autorizado e em funcionamento no Mato Grosso do Sul e que fica na Fazenda Cacimba de Pedra - Reino Selvagem, em Miranda/MS (230 km de Campo Grande).


Os estudantes passaram parte desta segunda-feira (22.10) em visita à feira. Todos queriam aproveitar o último dia do evento, que começou na noite de quinta-feira passada (18.10). Circulando pelos estandes, os estudantes ouviram pequenas palestras sobre desenvolvimento sustentável, assistiram vídeo documentários e ajudaram a recolher material de folheteria dos destinos turísticos que irão para as bibliotecas das escolas.


A hora mais aguardada era a visita aos jacarés do projeto científico e comercial da Fazenda Cacimba de Pedra - Reino Selvagem. Eles foram recebidos pela proprietária do empreendimento e coordenadora da atividade turística do hotel fazenda, Rosaura Dittmar. Ela fez um resumo das atividades proporcionadas pelo projeto, que já conta com 12 mil cabeças de jacaré criadas através do sistema ranching. Nele, as matrizes permanecem em seu ambiente natural, onde acontece a cópula e a postura. O proprietário é responsável pela captura e incubação dos ovos. Os filhotes são desenvolvidos em células de recria até a idade de abate.


Bastante curiosas, as crianças fizeram inúmeras perguntas. A maioria sobre a reprodução dos jacarés, o aproveitamento da carne, do couro e sobre a idade dos animais expostos na feira. Mas o alvoroço tomava conta dos estudantes quando um dos animais era tirado do tanque e levado até próximo a eles. Assim, todos puderam também tocar e acariciar os jacarés, um gesto que, segundo Rosaura Dittmar, "mostra o carinho e o sentido de conservação de nossos recursos vegetais e animais por parte das novas gerações".


Os professores também aproveitaram para aprender um pouco sobre a criação sustentável de jacarés-do-pantanal. Eles receberam material paradidático, fizeram pré-agendamento de visitas na propriedade e garantiram assunto para o resto da semana nas escolas. " Encontrar jacarés vivos em uma feira de turismo foi uma verdadeira surpresa, principalmente para as crianças, a visita foi marcante para todo mundo", garante a professora Silmara Tobias, técnica de turismo social do SESC, que acompanhou alunos da Escola Sesc Camilo Boni.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Vídeo: Carro capota, pega fogo e incêndio se espalha por vegetação na MS-345, em Aquidauana

2
Aquidauana

Ex-bancária de Aquidauana morre vítima do coronavírus em Campo Grande

3
Policial

Reinaldo determina afastamento de policiais envolvidos em agressão a mulher algemada

4
Policial

PMs salvam vítimas de caminhonete prestes a cair de barranco em Bodoquena

Vídeos

Vídeo de princípio de incêndio na Gruta de Piraputanga viraliza

Carga de carvão tomba e cai de carreta no trevo da BR-262, em Anastácio

Acidente entre carro e caminhonete mata homem carbonizado

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min24 max38

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min24 max38

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,59m
Miranda
4,06m
Palmeiras
1,81m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"MAS..."

Mariana Thomé

Saneamento básico: um privilégio ou uma realidade dis...

Valdemir Gomes

Na...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Supermercados

Casa Tamashiro

Estevão Alves Corrêa, 944 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2106
Auto Posto

Auto Posto WA I

Rua 07 de Setembro, 1195 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Ag. Correios

Agencias dos Correios

Estevão Alves Correa, 621 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 1828
Ver Mais
Fale com a redação