Rio de Janeiro, Búzios, Salvador, Amazonas, Pantanal, Recife, Maranhão e Lençóis Maranhenses foram os destinos mais procurados pelos participantes da 19ª edição do International Tourism and Travel Show, realizado de 26 a 28 de outubro, em Montreal, Canadá. O Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) esteve presente na feira, considerada um dos mais importantes eventos de turismo da região de Quebec.
A feira foi uma grande oportunidade para que profissionais brasileiros ligados a área de viagens e turismo estreitassem laços comerciais e realizassem negócios com os mais de 400 expositores, de 100 paÃses.
O executivo do Escritório Brasileiro de Turismo em Nova York, Miguel Jerônimo, representou a Embratur no evento, que contou ainda com a participação, no estande do Brasil, do Consulado-Geral do Brasil em Montreal, da TAM Linhas Aéreas e da Canandes Tours, operadora de turismo com sede no Canadá. "ConstituÃmos uma equipe coesa que forneceu dados úteis e auxiliou os visitantes com informações especÃficas das várias regiões brasileiras", revela Miguel Jerônimo.
A feira reuniu destinos de todo o mundo, inclusive os principais competidores do Brasil como Argentina, México, Aruba, Costa Rica, Porto Rico e Peru, que também possuem forte presença no mercado canadense.
"A participação da Embratur nestes eventos é fundamental pois a presença institucional do Brasil gera reconhecimento de marca, promoção do destino e contato direto com jornalistas, formadores de opinião e potenciais visitantes, entre empresas e consumidores. Sentimos por parte do público, mÃdia e empresas um enorme desejo em conhecer mais sobre o Brasil e seus destinos diversos", relatou Miguel Jerônimo.
Mercado canadense
O Canadá está na lista dos principais paÃses emissores de turistas para o Brasil - em 2006 foi registrada a entrada de 62.603 visitantes canadenses. Além disso, o Canadá é um dos paÃses considerados de alta prioridade pelo Plano Aquarela - Marketing TurÃstico Internacional do Brasil e a meta é alcançar o número de 100 mil visitantes em 2010.