17 de janeiro de 2021
Anuncie Aqui
-->
Turismo

Festival da Guavira reuniu milhares de pessoas em Bonito

26 NOV 2007 - 08h42min
tribuna popular

A Praça da Liberdade, recentemente revitalizada pela Prefeitura, mais uma vez foi palco de grandes acontecimentos culturais e sociais. Aconteceu entre os dias 23 e 25 de novembro, o VIº. Festival da Guavira promovido pela Prefeitura Municipal, através da Divisão de Cultura da Funceb, em parceira com as Secretarias de Ação Social, e de Turismo, Indústria e Comércio.


O evento atraiu milhares de pessoas nos três dias, reunindo a cultura em geral, como atrações musicais, dança, teatro, culinária e outros. A abertura do Festival contou com as presenças do prefeito José Arthur Soares de Figueiredo, do presidente da Câmara, Paulo Joel de Rezende (Paulinho), a primeira dama do município e gestora dos programas sociais da Prefeitura, Izabel Aivi de Figueiredo, o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Augusto Barbosa Mariano, e do Chefe da Divisão de Cultura do município, Boni Miranda.


Este ano o Festival da Guavira teve uma
programação muito mais completa, contando com várias atrações a mais, proporcionalmente as edições anteriores. As escolas municipais e estaduais, como os programas sociais da Prefeitura, foram colocados em evidência, por fazer parte de um processo cultural da vida da cidade. Durante a abertura do Festival na noite do dia 23, a Banda Municipal, duas vezes premiada no Estado, como Banda Revelação, executou belíssimas melodias arrancando aplausos do público.


As escolas municipais Vitalina Vargas Machado, Manoel Inácio de Farias, João Alves da Nóbrega, João Alves de Arruda, e a Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes, exibiram a arte da dança em diferentes moldes. Já a escola Izaura Pinto Guimarães mostrou sua habilidade com a ciranda, e o Distrito de Águas do Miranda, apresentou-se com o Grupo Afro. Na parte artística aconteceu a apresentação dos vencedores da 1ª. seletiva "Canta Bonito", e finalizando o primeiro dia, Delinha e Banda exibiram um belíssimo repertório de músicas regionais.


No segundo dia do Festival, as atrações ficaram por conta dos alunos do Programa Arte para Todos, com apresentações das Oficinas Perna de Pau, violão, viola, flauta, coral dos Programas Sociais, dança regional, teatro, dança, street dance, apresentação musical da 1ª. seletiva "Canta Bonito", e para encerrar apresentou-se o Grupo Chalana de Prata.


No último dia as atrações ficaram por conta do Grupo TTBB, com a dança Cabaré Fantasma e a peça teatral Natureza em Chamas. Na oportunidade foram apresentados os resultados e as apresentações musicais, da seletiva "Canta Bonito" pelos artistas que tiveram participação no concurso.


Para fechar com chave de ouro do VIº. Festival, aconteceram as apresentações musicais do Seresteiro Ricardo Maciel, e Elinho do Bandoneón.


Durante os três dias do VIº. Festival da Guavira, os bares e restaurantes que integram a Associação dos Bares e Restaurantes de Bonito, ofereceram cardápios com frutos da guavira, como: bolo, bom-bom, musse, pudim, suco, bebidas, sorvete, geléia e o próprio fruto. A Guavira é um arbusto silvestre do cerrado das regiões Sudeste e Centro Oeste, existindo também nos países da Argentina, Uruguai e Paraguai, embora se encontra em extinção nessas regiões.


O prefeito José Arthur enalteceu os bonitenses que há seis anos, foram os criadores do Festival da Guavira, especialmente o Antonio Carlos Silveira Soares, o Tó. Hoje o Festival é uma realidade que faz parte do calendário de eventos da cidade, reunindo especialmente a sociedade local, e ao mesmo tempo oferecendo aos visitantes momentos de lazer e entretenimento, reunindo artistas de várias áreas, e promovendo a cultura local, assinalou.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Familía faz homenagem à jovens recém casados

2
Geral

Homem é flagrado nu após ser obrigado a deixar roupas como garantia de pagamento em bar

3
Policial

Após tomar facada no coração, homem é largado em frente a uma padaria

4
Aquidauana

Aquidauana registra morte de paciente de 28 anos causada por coronavírus

Vídeos

Temporal durante a madrugada causa alagamentos e deixa moradores ilhados em Corumbá

Tata Werneck responde fã que comparou Aquidauana a ''Aquidauanus'' no instagram

Marca P Remates realiza 1° leilão de corte de 2021

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max31

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min23 max31

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,20m
Miranda
2,81m
Paraguai
0,64cm

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Vou...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Solidão, Solidariedade, Solicitude

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: NÃO HÁ LUGAR PARA TODOS NO PÓ...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Erica A. C. de Souza - Cardiologista

Rua Manuel Antonio Paes de Barro, 844 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-8816
Automóveis

Centro Automotivo Globo

Rua Theodoro Rondon, 347 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4357
Médicos

Pedro U. de Oliveira - Clinico Geral

SOCIMED, - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Ver Mais
Fale com a redação