27 de setembro de 2021
Anuncie Aqui
Turismo

FGV mapeia condições turísticas de MS para receber a Copa

13 FEV 2009 - 09h19min
Portal Bonito

Mato Grosso do Sul está passando por um diagnóstico da infraestrutura turística, com o objetivo de suprimir gargalos e organizar a oferta de produtos e serviços aos visitantes que deverão ser atraídos pela Copa do Mundo de 2014. O mapeamento engloba a Capital e toda a área de abrangência que será beneficiada com o incremento turístico caso a cidade seja confirmada como subsede do Mundial, como a cadeia turística em destinos como Bonito e Pantanal.

Oral Sin - Independência - Setembro_21 - 02

A análise é conduzida pela Fundação Getúlio Vargas, contratada pelo Ministério do Turismo (MTur). O resultado será incorporado ao Planejamento Estratégico do Ministério, visando subsidiar ações dos governos federal, estaduais e prefeituras. A meta é identificar as carências e demandas, para atuar diretamente sobre elas.


A Capital é a décima cidade a ser visitada pela FVG, entre todas as candidatas a sediar jogos do Mundial. O coordenador de Projetos do Núcleo de Turismo da FGV, André Coelho, chegou hoje a Capital e começou o levantamento com uma reunião com o secretário de Governo, Osmar Jeronymo, a presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nilde Brun, responsáveis pelas áreas de esporte e Comunicação do Governo, e representantes da Prefeitura. "O Ministério do Turismo sabe que o Brasil tem muito a ganhar sediando a Copa, por isso pediu a FGV para incluir no Planejamento Estratégico um braço específico referente a isso", explicou Coelho. "Em abril do ano passado, numa reunião no Rio de Janeiro, ficou definido que é preciso ver os principais pontos a atacar. Estamos pensando também no legado pós-copa". A estimativa preliminar é de que o Brasil recebe cerca de um 1,5 milhão de turistas durante a Copa do Mundo.


As peculiaridades de Mato Grosso do Sul - que conta com apelo da ecologia e da sustentabilidade de destinos como Pantanal e Bonito - fazem do Estado e do País um "mega mercado" a ser desenvolvido, avalia o pesquisador. É preciso, no entanto, oferecer a infraestrutura correta para aproveitar todo esse potencial. Isso significa, ele destaca, o uso sustentável dos recursos, para não afastar àquele "ecovisitante" engajado, que não deseja ver atrativos superlotados e exploração depredatória.


O trabalho da FGV deverá ajudar a ordenação de antigos e novos produtos, como o Trem do Pantanal, que volta aos trilhos em maio, com o nome do Pantanal Express. "Se houver um gargalo, alguma coisa que não está boa, vamos propor a melhoria da estrutura", exemplifica André Coelho.


Além de candidatas a sedes da Copa, as cidades que estão sendo mapeadas estão inseridas no Projeto Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, para o qual o MTur já conta com parceira da FGV. Nessa iniciativa, o objetivo é definir parâmetros, avaliar o estágio de desenvolvimento e elaborar plano de ação para que os 65 destinos indutores do desenvolvimento alcancem competitividade em nível internacional.


Nesse projeto, há uma preocupação de fazer de um destino central um ponto de atração próprio, como também um ponto de partida para desenvolver o turismo em todo o entorno, chamado de região induzida.


Segundo Coelho, o relatório que está sendo feito nas cidades candidatas a sede da Copa vai chegar às mãos dos prefeitos e governadores. As localidades poderão contar com apoio federal em áreas prioritárias, que já constam no Planejamento Estratégico do MTur e sobre as quais devem recair investimentos de melhoria, entre elas estão: Marketing (tratando da imagem que o Brasil e cada localidade quer mostrar ao mundo); Acesso e Integração Regional; Sustentabilidade; Infraestrutura básica de turismo; e Produtos e Equipamentos Turísticos.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Entretenimento

Mais lida da semana: pescador flagra sucuri gigante no Rio Aquidauana

2
Policial

Denúncia revela crianças em estado de puro abandono em meio a fezes e vômito de cachorros

3
Geral

Semana começa com previsão de chuvas e trovoadas

4
Policial

Policiais civis encontram automóvel roubado escondido em aldeia

Informe Publicitário

Informe

Restaurante Pira passa por reforma e já volta no dia 1º

Previsão do Tempo

min23 max36

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min23 max36

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Aos...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

AI de ti, AQUIDAUANA!

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escolas Municipais

Escola CAIC Antonio Pace

Rua Felipe Orro, s/n Bairro da Exposição - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Advocacia

André Lopes Béda

Rua Manoel Antonio Paes de Barros, 1469 Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3294 / 324
Farmácias e Drogarias

Drogaria da Duque

Rua Duque de Caxias, 1925 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3340
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo