A Comissão de Finanças e Tributação se reúne nesta manhã e pode votar o Projeto de Lei 4642/04, do deputado Alex Canziani (PTB-PR), que concede aos motoristas de vans e microônibus turísticos isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) referente a esses veículos. O projeto é válido para os veículos fabricados no Brasil com pelo menos quatro portas e movidos por combustível de origem renovável (álcool ou biodiesel) ou sistema bicombustível.
O projeto tem como objetivos aumentar as vendas de vans e microônibus turísticos e estimular as atividades do setor no País. Atualmente, a legislação prevê a isenção do IPI para os automóveis de portadores de deficiência, de taxistas autônomos e de cooperativas de trabalho que sejam concessionárias de táxi.
O relator, deputado Virgílio Guimarães (PT-MG), recomenda a aprovação do projeto, com substitutivo que aperfeiçoa a técnica legislativa, sem alterar as medidas previstas no texto original. O substitutivo inclui a alteração feita pela Comissão de Turismo e Desporto, que substituiu a Embratur pelo Ministério do Turismo na comprovação da atividade de transporte turístico.
Turismo rural
Outro item da pauta é o Projeto de Lei 1043/03, do deputado Bernardo Ariston (PMDB-RJ), que estabelece fundamentos para a política do agroturismo. O projeto inclui as atividades do turismo rural na Lei 8.171/91, que cuida da política agrícola, e estende ao agroturismo os regimes tributários, trabalhistas e previdenciários previstos para a atividade agrícola, ressalvando o direito de opção pelo Simples. Em julho deste ano, o Simples foi transformado em Simples Nacional, também conhecido como Supersimples.
O relator, deputado Carlos Willian (PTC-MG), é favorável à aprovação do projeto na forma de substitutivo (que apenas aperfeiçoa a técnica legislativa da proposta, sem alterar o conteúdo).
A Comissão de Finanças se reúne às 10 horas, no plenário 4.
Geral
Casa do Artesão está localizada na Avenida Calógeras
Economia
Pesquisa do IPEA, divulgada em dezembro de 2022, estimava mais de 281,4 mil pessoas em situação de rua no país e um crescimento de 34% entre 2019 e 2022
Voltar ao topo