14 de agosto de 2022
Anuncie Aqui
Turismo responsável

Fundtur MS e Sebrae realizam o Seminário de Turismo Responsável em Corumbá

O evento será realizado na próxima terça-feira (28) e é voltado para os empresários de turismo de Corumbá, Ladário e região

25 JUN 2022 - 10h45min
Redação

Para debater sobre o turismo responsável nos sul-mato-grossenses destinos em que a pesca esportiva é a principal atividade, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul e o Sebrae MS realizam o Seminário de Turismo Responsável. O evento será realizado na próxima terça-feira (28) e é voltado para os empresários de turismo de Corumbá, Ladário e região.

De acordo com o diretor-presidente da FundturMS, Bruno Wendling, o seminário é uma das ações dentro do projeto de turismo de base comunitária, vinculado ao programa Trilhar MS. “Vai ser um momento importante com os empresários de Corumbá, quando teremos a oportunidade de falar um pouco sobre o que é o turismo responsável, como a atividade deles impacta e é impactada, que tipo de ação tem que ser tomada para influenciar e contribuir ainda mais com o desenvolvimento local”.

Wendling fala ainda sobre a preocupação com as comunidades ribeirinhas e como a pesca esportiva e o ecoturismo impactam na vida delas. “Vamos abordar de que forma os empresários do setor podem orientá-los e dar suporte em vários sentidos. Convidamos alguns profissionais da área para conversar com nossos empresários, vamos lançar alguns desafios e fazer uma análise da realidade. Estou com boas expectativas que isso auxilie Corumbá a desenvolver um turismo ainda mais inclusivo e responsável”, destaca.

O seminário apresentará iniciativas inovadoras, inspiradoras e proposições de caminhos para ações de turismo responsável na região pantaneira. O evento terá como palestrantes o diretor-presidente da FundturMS, Bruno Wendling, do presidente do Instituto Vivejar, Gustavo Pinto, da fundadora da Operadora Vivejar e Consultora especialista em Turismo Responsável, Marianne Costa, e da consultora especialista em Turismo de Pesca, Kelven Lopes.

Para Isabella Carvalho Fernandes, coordenadora de Turismo do Sebrae/MS, o Turismo Responsável "é uma preocupação para todo o trade turístico, não só pelas questões sociais e ambientais, mas também pela demanda de mercado". "Uma experiência turística completa foca no atendimento das necessidades da comunidade anfitriã e o turista já é conscientizado sobre essa necessidade. Sendo assim, pensar em turismo responsável é pensar em competitividade e em negócios. Nossos empresários já têm iniciativas alinhadas a esse propósito, mas sempre é possível aprimorar a entrega. O mercado está em constante evolução e, portanto, a oferta também deve estar", ressaltou.

O Seminário é uma das atividades previstas no Projeto Pontes para o Turismo de Base Comunitária no Mato Grosso do Sul. Uma ação do Programa Trilhar MS, o projeto é fruto da parceria entre a FundturMS e Sebrae/MS, que tem como objetivo a inovação e diversificação da oferta turística.

A coordenadora e consultora do projeto, Marianne Costa, destaca que "o Paraguai Mirim é uma verdadeira joia escondida no meio do Pantanal, que hoje só vivencia o turismo de pesca. Nosso projeto pretende desenvolver e criar novas oportunidades de operação e promoção turística da região, através do turismo de base comunitária, mas não há como fazer isso sem a parceria dos empresários que ali já atuam. Por isso é tão importante pensarmos junto com o trade turístico de Corumbá, Ladário e entorno, como o turismo de pesca e outros segmentos podem, mais do que qualquer coisa, contribuir para o desenvolvimento daquela região".

Salve na agenda

Data: 28 de junho de 2022

Horário: 14h às 17h

Local: Associação Comercial de Corumbá

Público Alvo: Empresários de turismo de Corumbá, Ladário e região

Confirme sua presença através do link: https://forms.gle/L7ieBSXHyfMFpswN8

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Aquidauana se despede da professora Neuza dos Santos

2
Policial

Motociclista acaba preso por trafegar em alta velocidade em Aquidauana

3
Aquidauana

Faleceu Carmen Gelelaite aos 100 anos

4
Policial

Homem invade delegacia para matar vizinho e acaba preso em MS

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Sonho se torna realidade e família amplia Supermercado Vale Verde em Aquidauana

Previsão do Tempo

min21 max35

Aquidauana

Predomínio de sol
min21 max35

Anastácio

Predomínio de sol

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,74m
Miranda
1,36m
Paraguai
2,46m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Mais...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

SORTILÉGIOS DA LITERATURA

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: VALE TUDO POR UM LIKE?

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Telefones Úteis

Policia Militar - 7º BPM

João Lopes Assunção, s/nº Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2212/3241-
Médicos

Essi Manoel Legal - Clinico Geral

Rua 7 de Setembro, s/nº Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2558
Advocacia

Heber Seba Queiroz

Rua Marechal Mallet, 398 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-9999 / Cel
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo