24 de setembro de 2021
Anuncie Aqui
Turismo

Governo quer mudar legislação que protege o Pantanal

3 FEV 2009 - 10h20min
Portal Bonito

O governo do Estado pretende enviar à Assembléia Legislativa no começo deste ano o projeto que mexe com a polêmica do plantio de cana-de-açúcar no Pantanal. Com base no estudo sócio-econômico-ambiental, o governador André Puccinelli pretende liberar o plantio em algumas áreas da região Norte de Mato Grosso do Sul, na BAP (Bacia do Alto Paraguai).

Atlântico Super Center - sexta filé - 24Set_09

Puccinelli afirmou, em discurso no Centro de Apoio Técnico e Tecnológico para Atividade Artesanal em Cerâmica, em Rio Verde (210 km de Campo Grande), que o projeto de lei já está pronto, mas não especificou os locais onde o plantio da cana e a instalação de usinas serão liberados.


A liberação do plantio atende objetivo do governo de instalar um poliduto. Para a colocação dos dutos ser viável, o Estado precisa produzir 2,5 milhões de m³ de álcool. A produção atual é de 1,5 milhão de m³.


O governador tem em mãos o macrozoneamento ecológico-econômico que levou seis meses para ficar pronto e contou com o apoio de 53 entidades, incluindo Ministério do Meio-Ambiente, da Agricultura e Pecuária, Embrapa e Ongs de proteção ambiental.


Segundo Puccinelli, o estudo mostra que a impermeabilidade de algumas regiões dá segurança para o plantio. A bacia funciona como o ralo de uma banheira, atraindo todo corpo d'água na região, no caso, para o Pantanal.


O problema do plantio e instalações de usina de álcool nas áreas permeáveis é que um acidente com o vinhoto, um subproduto da produção do álcool, carregado de metais pesados, inevitavelmente afetaria o ecossistema pantaneiro. Agrotóxicos usados na monocultura de cana-de-açúcar também seriam responsáveis por danos à fauna e flora.


Não é a primeira vez que o governo estadual tenta liberar o plantio de cana no Pantanal. A diferença é que agora o Executivo tem um estudo comprovando que em alguns pontos o plantio pode ser feito sem prejudicar o ecossistema pantaneiro.


Na gestão anterior, o governo Zeca do PT tentou liberar o plantio de cana na Bacia do Alto Paraguai argumentando que essa seria a salvação econômica dos municípios da região Norte, que estão entre os mais pobres do Estado.


Naquela época, o governo foi derrotado na intenção de mudar a legislação estadual para liberar o plantio quando, em novembro de 2005, o ambientalista Francisco Anselmo Gomes de Barros, o Franselmo, cometeu suicídio no centro de Campo Grande, em protesto ao projeto.


O governo não tinha instrumentos seguros para garantir que a implantação de usinas na Bacia do Alto Paraguai não afetaria o meio ambiente pantaneiro.


Nesta sexta-feira, Puccinelli defendeu as vantagens da plantação de álcool em algumas cidades. Segundo ele, cada 1 milhão de tonelada de cana-de-açúcar plantada retém 1,5 milhão de CO2, gás responsável pelo efeito estufa. O governador também apresentou o plantio de cana como uma solução econômica para alguns municípios da região Norte.


O governador ponderou apenas que para apresentar o projeto precisa ver a definição do governo federal sobre o assunto. Os ministros Reinhold Stephanes, da Agricultura, e Carlos Minc, do Meio Ambiente, trocaram ataques sobre a plantação de cana-de-açúcar no planalto pantaneiro. Minc é contra o plantio, Stephanes é favorável. "O Minc fica cheio de nhem-nhem-nhem", afirmou Puccinelli.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Turismo

De tanto flagrar sucuri no rio, nem a de tamanho gigante assusta Rodrigo

2
Anastácio

Vítima de doença rara, aquidauanense morre após diagnósticos errados

3
Policial

Em boca de fumo, irmãos são esfaqueados e um deles morre em hospital

4
Charges

Luto

Informe Publicitário

Informe

Só a Dale Sorvetes tem delícias geladas por apenas R$ 1,50!

Previsão do Tempo

min22 max37

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min22 max37

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Num...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

ESCOLA PARTICULAR IRENE CICALISE

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Bancos

Banco Itaú

Rua Estevão Alves Corrêa, 579 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3796 / 324 www.itau.com.br
Médicos

Roberto Trindade - Ginecologista

Rua Duque de Caxias, 657 Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3727
Escolas Municipais

Escola Municipal Indígena Pólo General Rondon

, Distrito de Taunay - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo