A Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal, a Frente Parlamentar do Turismo e o Sistema Confederação Nacional do Comércio (Sesc/Senac), realizarão nos próximos dias 4 e 5 de dezembro, o IX CBRATUR (Congresso Brasileiro da Atividade TurÃstica). O evento tem como objetivo principal debater as principais questões pertinentes ao setor turÃstico nacional. Três ministros de Estado confirmaram presença na solenidade de abertura, marcada para as 18 horas do dia 4: Marta Suplicy (Turismo); Alfredo Pereira do Nascimento (Transportes); e Nelson Jobim (Defesa).
Na edição do evento deste ano será dada ênfase aos problemas relativos ao transporte e como eles afetam o turismo brasileiro. O primeiro painel, com o tema "Turismo e Transporte Aéreo", ocorrerá no dia 05, entre à s 9h30min e à s 12h30min, com a participação nos debates de um representante do Ministério da Defesa (nome ainda não confirmado); de um representante da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC); e de Sergio Gaudenzi, Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero); José Márcio Mollo, Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA); de um representante do Ministério do Turismo; de João Pereira Martins Neto, Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) e de Luiz Fernando Corrêa, Diretor-Geral do Departamento da PolÃcia Federal.
Em seguida ocorrerá o debate sobre "Turismo e Transporte Rodoviário", das 13h30 à s 16h. Participarão da mesa redonda: José Evaldo Gonçalo, secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo - Mtur; Clésio Andrade, presidente da Confederação Nacional de Transportes (CNT); José Alexandre Nogueira de Resende, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); Luiz Antônio Pagot, Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT); Martinho Ferreira de Moura, Associação Nacional de Transportadores de Turismo, Fretamento e Agências de Viagens (ANTTUR); José Adriano Donzelli, Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA); e Hélio Cardoso Derenne, Diretor-Geral da PolÃcia Rodoviária Federal.
à de suma importância a participação dos agentes do trade turÃstico do Brasil no evento, porque esta é uma rara oportunidade de se debater as questões do setor na presença das principais lideranças dos poderes Executivo e Legislativo.
Antes do encerramento do evento ocorrerão ainda duas conferências internacionais. Ãs 16h30min, o Secretário de Turismo de Portugal, Bernardo Trindade, apresentará a experiência portuguesa no desenvolvimento dos modais de transporte voltados para o turista. Em seguida, à s 17 horas, o presidente da World Travel & Tourism Council (WTTC), Jean-Claude Baumgarten, fará uma exposição sobre as tendências de integração de diferentes modais de transportes para o desenvolvimento do turismo no mundo.
Nas mesas-redondas e debates, parlamentares, gestores públicos, especialistas e representantes do trade turÃstico analisarão as alternativas nacionais para a melhoria e a modernização dos sistemas de transportes com vista ao desenvolvimento turÃstico nacional.