24 de novembro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Turismo

Jacarés vivos movimentam feira internacional até dia 22

18 OUT 2007 - 10h02min
portal bonito

O Projeto científico/econômico Jacaré-do-Pantanal e a atividade turística ao seu redor serão destaque na Feira Internacional e 1º Salão de Turismo do Mato Grosso do Sul, a partir desta quinta-feira (18.10) às 19 horas, no Centro de Exposições Albano Franco, em Campo Grande/MS. Desenvolvendo pesquisas desde o final dos anos 80 e hoje cultivando um rebanho de mais de 12 mil animais (répteis), a fazenda Cacimba de Pedra-Reino Selvagem - localizada distante apenas 30 km de Miranda/MS -, vai expor pelo menos meia dúzia de jacarés vivos em diferentes fases de desenvolvimento. Também vai mostrar peles curtidas e curadas do animal e divulgar material explicativo sobre a atividade de cultivo dos répteis, a viabilidade econômica das peles, a gastronomia e a atividade turística na propriedade.


A fazenda hoje conta com receptivo, restaurante, parque aquático, pomar, rendário e atividades de acompanhamento da lida com o jacaré e com o gado de corte, potencializando o turismo rural em torno das atividades econômicas ainda consideradas principais (a pecuária bovina e a produção de jacarés em cultivo). "O turismo hoje já responde por 10% de nosso faturamento, contra 40% da exploração econômica do couro do jacaré e 50% da pecuária bovina de corte; no entanto, pelo ritmo crescente logo o turismo representará 30% de nossa receita", garante o empresário Gerson Bueno Zahdi, proprietário e responsável pelo desenvolvimento da tecnologia de reprodução dos jacarés em cultivo na fazenda Cacimba de Pedra - Reino Selvagem. O seu projeto, por sinal, é reconhecido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia que lhe concedeu o Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica.


Na verdade, Zahdi é o único empreendedor rural que desenvolve atualmente o cultivo do jacaré-do-pantanal no Mato Grosso do Sul com devida autorização do Governo Federal. E o fruto de quase 20 anos de trabalho hoje rende projeção nacional e internacional. Recentemente, a Rede Globo gravou cenas para alguns capítulos da novela Alma Gêmea, com a atriz Priscila Fantin. Nestas cenas, a estrela global se inteirou e conviveu com os jacarés de forma muito próxima com a qual os turistas também podem fazer.


E a imagem de local paradisíaco, selvagem e de aventura atravessou as fronteiras brasileiras e ecoa praticamente em toda a Europa. "Posso dizer que hoje 80% do meu fluxo turístico são de europeus, principalmente de países como Holanda, Portugal, França e Bélgica", garante Zahdi.


Localização na Feira
Na Feira Internacional, os jacarés estarão expostos em pequeno ambiente que reproduzirá condições básicas naturais de cultivo, uma vez que são animais que desde o nascimento vivem e crescem em estufas ou células de desenvolvimento (sob proteção climática e de incidência da luz solar) até atingirem idade e tamanho adequado para o abate. Este sistema de produção - que prevê a coleta de ovos na natureza - chama-se "ranching" e é devidamente autorizado pelo Governo Federal.


Para melhor localização, os répteis poderão ser encontrados a partir de quinta-feira (18.10) na região "Pantanal" da feira - o potencial turístico do Mato Grosso do Sul foi dividido em sete regiões -, que envolve os municípios de Porto Murtinho, Aquidauana, Miranda, Corumbá e Anastácio. Eles estão sendo transportados com licenças expedidas pelo IBAMA e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e serão acompanhados durante todo o período da feira por médico veterinário responsável.


Além dos municípios pantaneiros, outras 44 cidades sul-mato-grossenses também estarão participando da Feira Internacional e do 1º Salão de Turismo do Mato Grosso do Sul. Isso sem contar mais quatro estados brasileiros (Santa Catarina, Paraná, Pernambuco e Distrito Federal) e delegações e operadoras de cinco países (Chile, Argentina, Paraguai, Peru e Bolívia). O encerramento da feira está previsto para segunda-feira (22/10).

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Vídeo: Carro capota, pega fogo e incêndio se espalha por vegetação na MS-345, em Aquidauana

2
Aquidauana

Ex-bancária de Aquidauana morre vítima do coronavírus em Campo Grande

3
Policial

Reinaldo determina afastamento de policiais envolvidos em agressão a mulher algemada

4
Policial

PMs salvam vítimas de caminhonete prestes a cair de barranco em Bodoquena

Vídeos

Vídeo de princípio de incêndio na Gruta de Piraputanga viraliza

Carga de carvão tomba e cai de carreta no trevo da BR-262, em Anastácio

Acidente entre carro e caminhonete mata homem carbonizado

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max37

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min23 max37

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,59m
Miranda
4,06m
Palmeiras
1,81m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"MAS..."

Mariana Thomé

Saneamento básico: um privilégio ou uma realidade dis...

Valdemir Gomes

Na...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Restaurantes

Restaurante e Chopperia Moderna

Rua Augusto Mascarenhas, 573 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 8100
Agências de Viagem e Operadoras

Buriti Viagens e Turismo

Manoel Antonio de Barros, 720 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2718
Comitiva - Comida Regional

Comitiva Shalom

Av. Pataneta (junto ao Paint Ball), Alto - 79200-000 Aquidauana/MS 3241-8579 / 99943-46 http://Comida de Comitiva estará em funcionamento de quarta-feira a domingo
Ver Mais
Fale com a redação