23 de janeiro de 2021
Anuncie Aqui
-->
Turismo

Londres é a cidade mais visitada e Rio fica em 35º, diz pesquisa

14 DEZ 2007 - 10h11min
folha on line

Destino preferido no Brasil, o Rio de Janeiro foi a 35ª cidade mais visitada do mundo em 2006, com 2,2 milhões de turistas, diz pesquisa do Euromonitor International, empresa de análise econômica com mais de 600 colaboradores pelo mundo.


Londres lidera a lista com folga --15,6 milhões de visitantes no ano passado--, seguida de Bancoc, na Tailândia.


As 150 cidades listadas pela primeira vez pela empresa de pesquisas concentram, de acordo com o estudo, 27% dos destinos dos turistas no mundo. São Paulo, o segundo destino no Brasil, está em 62º, com 1,1 milhão de visitantes. Outras cinco cidades brasileiras constam na lista: Salvador (BA), Fortaleza (CE), Foz do Iguaçu (PR), Búzios (RJ) e Florianópolis (SC).


Entre os dez principais destinos turísticos apontados na pesquisa, metade está na Ásia, quatro na Europa e uma na América do Norte (Nova York).


Segundo a empresa, as cidades que atraem turistas por sua história, como Roma, Paris e Praga, agora dividem espaço com cidades que estão transformando sua paisagem arquitetônica, como Dubai, nos Emirados Árabes. "Cidades em todo o mundo estão modificando seu visual e estrutura para ganhar posições", diz a empresa.


Segundo o diretor-executivo do Rio Convention & Visitors Bureau, Paulo Senise, o principal atrativo do Rio é "a surpresa que causa ao visitante".


"Em poucos lugares você mistura na cidade arquitetura e natureza. No Rio se consegue dançar uma noite na Lapa e depois jantar às 5h."


Apesar dos atrativos, Senise aponta problemas que atrasam o crescimento da cidade como destino turístico. "A malha aérea não atende ao turismo internacional que vem ao país." Segundo ele, enquanto 36% dos turistas internacionais visitam o Rio, apenas 12% dos vôos internacionais chegam à cidade. "O visitante tem que passar por um transtorno muito grande, como conexão, os horários não coincidem... Isso é um bloqueio ao crescimento."


Se o Rio passasse a receber 25% dos vôos internacionais, Senise acredita que a cidade ganharia mais 1 milhão de turistas. A dificuldade de norte-americanos em conseguir visto de entrada no país também prejudica o avanço, diz Senise.


Um dos destaques brasileiros da lista foi Búzios, na região dos Lagos, a 109 km da capital. "É uma cidade que cresceu muito com o boca-a-boca e com ajuda da internet. Ela está ganhando muita projeção internacional."


Ásia
O desenvolvimento dos países asiáticos atraiu muitos turistas europeus e norte-americanos, segundo o levantamento. Bancoc, Cingapura, Hong Kong (China), Dubai (Emirados Árabes Unidos) e Seul (Coréia do Sul) estão entre as dez cidades mais visitadas no ano passado.


"O turista tende a querer ambientes diferentes do seu dia-a-dia, que geralmente é massacrante. Essas cidades aproveitaram o crescimento para investir em infra-estrutura turística", disse Senise.


Os encontros e eventos internacionais também ajudam na divulgação e na atração de visitantes às cidades.


De acordo com a pesquisa, cerca de 20% dos turistas visitaram o destino escolhido em razão de encontros profissionais (seminários, convenções, congressos etc). Nesse ranking, Paris lidera a lista, seguida de Viena e Cingapura.


"O congresso ajuda o visitante a aliar o trabalho e a viagem. O Rio tem um grande potencial para esse tipo de turismo. É muito fácil convencer qualquer um a sediar um evento na cidade", diz Senise.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Covid-19: empresária morre após uma semana internada no Hospital Regional

2
Aquidauana

Professor acusado de estupros é preso pela Polícia Civil de Aquidauana

3
Policial

PRF desarticula esquema de desvio de combustível em Anastácio

4
Aquidauana

Propriedades e ruas às margens do Rio Aquidauana começam a ficar alagadas

Vídeos

Após chuvas, árvore cai em cima do telhado de residência em Corumbá

Com período chuvoso intenso, rio Aquidauana sobe e chega a 5 metros

Após acidente de trânsito envolvendo carro e moto, vítima é levada para pronto socorro

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max32

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min22 max32

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
7,84m
Miranda
4,05m
Paraguai
0,94cm

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Vou...

Raquel Anderson

Dialeto caipira, uma maravilha!

Mariana Thomé

Corrupção: o mal que deve ser inibido e que impede o ...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Panificadora Acácia

Rua Estevão Alves Corrêa, 949 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-5560
Telefones Úteis

Policia Militar - 7º BPM

João Lopes Assunção, s/nº Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2212/3241-
Vídeo Locadoras

Star Vídeo Locadora e Web Cyber

Rua João Leite Ribeiro, 291 Centro - 79210-000 Anastácio/MS (67) 3245-2923
Ver Mais
Supermercado Seriema 23/01/2021
Fale com a redação