Evento reunirá especialistas, representantes do governo estadual, profissionais do turismo, estudantes e comunidades quilombolas
Bela Oyá
No dia 28 de março, Campo Grande será palco da 1ª Conferência de Afroturismo de Mato Grosso do Sul.
O evento acontece a partir das 8h30 no auditório do Sebrae MS e reunirá especialistas, representantes do governo estadual, profissionais do turismo, estudantes e comunidades quilombolas.
A iniciativa é promovida pela Fundação de Turismo de MS e pelo Sebrae MS, com consultoria da plataforma Guia Negro e apoio da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial.
O objetivo é fomentar o afroturismo, um segmento que valoriza a cultura e a história negra e tem ganhado cada vez mais destaque no Brasil. Esse modelo de turismo, inclusive, tem sido um dos focos da Embratur na promoção do país em feiras internacionais.
O evento contará com a participação de representantes da Fundação de Turismo de MS, do Sebrae MS, do Guia Negro, da iniciativa Bela Oyá Pantanal e de lideranças quilombolas, fortalecendo o debate sobre a importância do afroturismo para o estado.
Potencial do Afroturismo no Mato Grosso do Sul
Segundo o Censo do IBGE de 2022, 53% dos 2,7 milhões de habitantes de Mato Grosso do Sul são pessoas negras, o que reforça o potencial do estado para o desenvolvimento do afroturismo.
Para Bruno Wendling, presidente da Fundação de Turismo de MS, o estado possui territórios com uma história e cultura riquíssimas. “Mato Grosso do Sul tem um grande acervo cultural e histórico. A estruturação desses roteiros está em pleno crescimento, e estamos preparados para desenvolver esse segmento”, afirma.
O Sebrae/MS também vê o afroturismo como uma grande oportunidade para o empreendedorismo local.
“Nosso propósito é apoiar pequenos negócios, e o afroturismo cria novas possibilidades para empreendedores e comunidades. Essa modalidade, aliada ao turismo de base comunitária, coloca as comunidades quilombolas no protagonismo da gestão de experiências turísticas, garantindo autenticidade e sustentabilidade. Além de gerar renda, ele impulsiona o desenvolvimento econômico e a inclusão social”, destaca Sandra Amarilha, diretora-técnica do Sebrae/MS.
Já para Guilherme Soares Dias, fundador do Guia Negro, a conferência representa um passo importante para posicionar Mato Grosso do Sul no mercado de afroturismo. “O estado tem investido em um turismo diversificado e conta com um enorme potencial em suas comunidades quilombolas e cidades como Campo Grande, Corumbá e Nioaque”, pontua.
Inscrições e informações
A 1ª Conferência de Afroturismo de Mato Grosso do Sul tem o propósito de ampliar o debate sobre o tema e impulsionar iniciativas que valorizem a cultura negra como diferencial turístico.
Serviço:
Data: 28/03/25 (sexta-feira)
Horário: 8h30 às 12h30
Local: Auditório do Sebrae MS, Av. Mato Grosso, 1661, Centro, Campo Grande
Mais informações:
Fundtur MS: (67) 9994-01992 | moroni@fundtur@gmail.com
Guia Negro: (11) 98994-7826 | guianegro@gmail.com
Sebrae/MS: (67) 99893-0535 | jornalismo@ms.sebrae.com.br
Economia
Novas regras aproximam paÃs de nações mais igualitárias
Economia
Apostas podem ser feitas até as 19h, horário de BrasÃlia
Voltar ao topo