Com o objetivo de verificar as espécies de mamíferos de médio e grande porte que existem na área de Miranda, MS, o mestrando em Ecologia e Conservação da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Rodrigo Teribele, acompanhou as focagens noturnas realizadas com os turistas na Fazenda San Francisco em dois períodos sazonais. Os resultados deste trabalho foram apresentados em sua tese de mestrado intitulada "Comparações entre taxas de encontro de mamíferos de médio e grande porte em focagens noturnas, em dois períodos sazonais, na Fazenda San Francisco (Pantanal, Miranda - Mato Grosso do Sul)", orientada pelo pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Rodiney Mauro.
A focagem noturna é uma atividade realizada no mundo inteiro para procurar diversas espécies de animais. Foram observadas quinze espécies de mamíferos de médio e grande porte, das quais cinco foram avistados apenas durante o período de seca pantaneira. Doze das quinze espécies encontravam-se na área de reserva, nove na região do arrozal e nove na área de pecuária. A maior diversidade observada foi na área de reserva, depois na de pecuária e, por fim, na área de arrozal.
De acordo com o Rodiney Mauro, as informações geradas pela pesquisa podem ser úteis no planejamento do uso da paisagem pantaneira, considerando a importância dos corredores de florestas nos diferentes usos das terras do Pantanal. Além de auxiliar em pesquisas científicas, o método também é utilizado em passeios turísticos noturnos, inclusive em fazendas na região do Pantanal, para a observação de animais pelos visitantes.
Majestosa
Além da aparição registrada perto do posto da PRF, outra onça ou possivelmente o mesmo animal teria sido vista na área do Porto Geral
Sorte
Apostas devem ser feitas até 19h deste sábado
Voltar ao topo