O Ministério do Turismo realizará, no perÃodo de 5 a 9 de novembro, em BrasÃlia, o curso de capacitação UNWTO.Sbest: Excelência na Governança do Turismo, uma parceria com a Organização Mundial do Turismo (OMT) e a Fundação Themis da OMT. O objetivo do curso é melhorar a competitividade dos estados membros da OMT por meio da capacitação de funcionários nacionais ou regionais, bem como gestores de pequenas e médias organizações ligadas ao turismo.
O curso é uma demanda do Departamento de Estruturação, Articulação e Classificação TurÃstica do MTur, em função dos resultados positivos obtidos com a participação de servidores do ministério em cursos da OMT em outros paÃses. Foram oferecidas 60 vagas, distribuÃdas entre 10 estrangeiros, selecionados pela OMT, e 50 participantes nacionais. As vagas nacionais foram distribuÃdas entre os 27 interlocutores estaduais do Programa de Regionalização de Turismo - Roteiros do Brasil, que são servidores das secretarias estaduais de Turismo responsáveis por articulações com o MTur. O restante das vagas foi destinado a técnicos, consultores e colaboradores da coordenação-geral de Regionalização do MTur (10), técnicos de outros áreas do ministério (8) e representantes de instituições parceiras do MTur (5).
Serão abordados assuntos como o novo paradigma dos destinos turÃsticos do século XXI, os instrumentos de influência sobre a gestão e a medição dos impactos sobre os destinos turÃsticos, além de marketing, estratégias, promoção, comunicação, inovação e competitividade.
Estarão presentes, durante o curso, representantes do setor turÃstico de paÃses como BolÃvia, Chile, Equador, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico e República Dominicana. O chefe do Departamento de Educação e Gestão do Conhecimento da OMT, Eduardo Fayos-Solá, também é presença confirmada. O representante da OMT estará presente no jantar de encerramento, ocasião em que serão entregues os certificados do curso aos participantes.