27 de outubro de 2021
Anuncie Aqui
Bioma da aventura

"Mirim Pantaneiro" mostra que quando se trata de Pantanal, flagra e pescaria boa estão no "pacote"

24 SET 2021 - 10h22min
Raul Delvizio

Desde o início de setembro, e ainda nas últimas duas semanas, o Pantanal vem se mostrado enquanto uma caixinha de surpresas. Só no dia de ontem (23), por exemplo, um guia de turismo compartilhou o flagra de uma sucuri colossal a nadar "mansinha" no Rio Aquidauana. Só podia ser aqui!

View Energy - Outubro_9
Guia de pesca há 25 anos, Rodrigo Costa Cardoso flagrou o réptil nadando nas águas do Rio Aquidauana.

O que é surpresa para uns, para outros nem tanto. Porém, tanto a equipe quanto os próprios leitores do Jornal O Pantaneiro confirmam em inanimidade: o mesmo bioma que preenche os olhos e aquece o coração, traz o orgulho de dizer: "somos pantaneiros".

É o caso de José Ricardo Leite Kassar. Com apenas 9 anos, o menino corumbaense ganhou o título de "Mirim Pantaneiro" ao levar a paixão pela pescaria adiante. No seu perfil no Instagram, encanta até mesmo quem não entende nada do assunto. Segurando peixe como gente grande, o único medo do garoto é deixar o peixe escapar do anzol.

Aos 9 anos de idade, José Ricardo Kassar pesca como muita gente grande; aliás, ganhou até título em competicão.

"Pegar minha 'barra de ouro' – o pintado – é mais difícil porque ele é pesado, puxa muita linha e na boca dele parece que tem uma lixa. Quando você vai ver ele já fugiu e nem deu pra sentir", disse José ao portal Campo Grande News – e dando uma aula de pescaria para todo mundo.

No talento do Mirim Pantaneiro, só se for no esquema do pesque e solte. Recentemente, fazendo o que bem sabe, subiu ao pódio da competição "Rei do Rio", garantindo o 3° lugar. E por 1 cm de diferença não pega a medalha de prata. Detalhe: ele foi a única criança a participar do evento.

"Em nem ligo. Eu gosto mesmo é de me divertir!"

Pantanal de surpresas – Há poucos meses a família de José trocou o Rio Paraguai pelas águas doces do Tocantins. Na saudade de MS, por pouco o menino não veio com seu pai fazer uma visitinha. Foi preciso negociar com a escola para o garoto se afastasse por quinze dias. A condição era que o Mirim Pantaneiro estudasse muito. Promessa até agora cumprida.

Ao lado do pai José Renato Ortiz, 40 anos, o filho é apaixonado em fisgar sua "barra de ouro", o peixe pintado.

Mas não é só a história desse garoto criado na região pantaneira sul-mato-grossense que impacta. No início do mês, O Pantaneiro compartilhou a de Elias Tanus, 44 anos, e seus "gatinhos de quintal". O guia de turismo – conhecido pelo apelido de "Jaguarman" (homem onça) – rastreia, cuida, se inspira e tem maior respeito para com as onças-pintadas.

Inclusive, um flagra de Elias mostrou um lobinho que quase "filou" a janta da onça "Atrevida". No vídeo, a felina leva a melhor após 10 minutos de descuido do seu alimento.

Outra cena inédita foi a dupla de mãe e filhote de gatos mouriscos a posar para as lentes do fotógrafo Edir Alves. Raridade no Pantanal, os animais tiveram clique sensacional compartilhado nas redes, e assim todo mundo pôde conferir.

Quem se lembra da dupla de gatos mouriscos avistada e eternizada em clique inédito no Pantanal? (Foto: Edir Alves)

E o que dizer da cobra de maior "barrigão" em Bonito? O registro de uma sucuri, feito por um empresário local, impressiona ao mostrar a digestão do réptil nas águas cristalinas bonitenses. A suspeita era que o volume se tratava de uma capivara que acabou se dando mal.

Para finalizar com as surpresas pantaneiras, O Pantaneiro também revelou a viagem sobre duas rodas que o grupo de bikeiros "Peregrinos do Pantanal" estão a fazer de Campo Grande com a intenção de chegar à Cidade Branca. Em Aquidauana, nem metade do caminho estimada em 713 quilômetros pelo mapa de MS, os ciclistas conversaram com a nossa equipe e simplesmente disseram:

"Nem o calor da primavera vai nos deixar preguiçosos!", brincaram o time de aventureiros.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Atenção ciclistas: tem onça-parda rondando região da MS-450

2
Policial

Após perseguição, polícia prende ladrão de carnes

3
Geral

Novo concurso da Polícia Civil em MS tem salários a partir de R$ 4,5 mil

4
Miranda

Morre ex-prefeito de Miranda Ivan Paz Bossay

Informe Publicitário

Informe

Ao fazer o bem, Rede Atlântico garante doação à Pestalozzi

Previsão do Tempo

min20 max36

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min20 max36

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Na...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

EIS QUE CHEGOU...

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Erica A. C. de Souza - Cardiologista

Rua Manuel Antonio Paes de Barro, 844 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-8816
Escolas Municipais

Escola Municipal Indígena Pólo Marcolino Lili

Distrito de Taunay, Distrito de Taunay - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Telefones Úteis

Departamento de Sistema Penintenciario

Duque de Caxias, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 4381
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo